quinta-feira, 10 de março de 2016

Governo dos Açores lança concurso para apoio a publicações científicas

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia anunciou hoje, em Ponta Delgada, a abertura de um concurso público para apoiar publicações científicas, com um envelope financeiro de 15 mil euros.

“Em ciência o número de publicações e o tipo de revista onde saem os artigos [científicos] é extraordinariamente importante para os cientistas, individualmente, e para a avaliação dos centros de investigação ”, referiu Fausto Brito e Abreu.

O Secretário Regional falava no final de uma visita ao recém-criado Centro de Estudos Humanísticos (CEHu), uma nova unidade de investigação da Universidade dos Açores que integra várias áreas das ciências humanas.

Brito e Abreu referiu que o concurso anunciado é “uma medida do Governo Regional que pretende fomentar a publicação de trabalhos dos investigadores da Região em revistas científicas”, salientando a importância de “divulgar a ciência produzida nos Açores a nível internacional”.

“Uma das métricas do sucesso das políticas de ciência é o número de publicações, e a qualidade das publicações, que os investigadores dos Açores têm”, afirmou, acrescentando que “o Governo Regional quer estimular esse número, que tem a vantagem de permitir aos investigadores autonomizarem-se e terem acesso facilitado a outras fontes de financiamento fora da Região, seja a nível nacional ou europeu”.

O concurso hoje anunciado abrange publicações da autoria de investigadores integrados na Universidade dos Açores e em organismos de investigação científica do Sistema Científico e Tecnológico dos Açores, no âmbito da publicação de artigos científicos em revistas nacionais e internacionais com arbitragem científica.

Os investigadores interessados podem candidatar-se a este apoio até 16 de setembro de 2016, através da plataforma http://idia.azores.gov.pt, sendo que cada candidatura tem direito a um apoio máximo de 800 euros por artigo.

Durante a visita ao Centro de Estudos Humanísticos, o Secretário Regional da Ciência elogiou a criação deste novo centro, “que poderá trazer um novo impulso ao desenvolvimento das ciências humanas” nos Açores, destacando as suas mais-valias enquanto “polo aglutinador” da investigação desenvolvida em diferentes centros da Universidade dos Açores.

Brito e Abreu frisou os ganhos em termos de “massa crítica” da existência de “um centro multidisciplinar” que agrega áreas como Filosofia, Ciência Política, Literatura, Linguística, História e Antropologia Cultural.

Anexos:




GaCS

Sem comentários: