quinta-feira, 10 de março de 2016

Governo dos Açores promove mercados urbanos de artesanato na Praia da Vitória e em Ponta Delgada

O Mercado Urbano de Artesanato (MUA) vai estar disponível, de 1 a 4 de abril, na cidade da Praia da Vitória.
A iniciativa é promovida pela Vice-Presidência do Governo dos Açores, através do Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA), e conta com a colaboração da Câmara Municipal da Praia da Vitória.

O MUA vai decorrer no Largo da Luz, contando com nove espaços expositivos e comerciais, onde serão apresentadas peças de artesanato tradicional e contemporâneo, incluindo azulejaria, encadernação ou tecelagem, entre outras, numa iniciativa que pretende aumentar a visibilidade das atividades artesanais açorianas, bem como renovar e dinamizar a sua imagem.

Na primeira edição deste ano, na Praia da Vitória, estarão presentes os artesãos Isabel Rosário, Manuela Sousa, Maria Aurélia Rocha, Francisco Rocha e Lúcia Freitas, da Terceira, Bruna Silva, de Santa Maria, e a empresa Só Sabão, de Viseu.

Durante os quatro dias de MUA na Praia da Vitória vão decorrer, no Quiosque Social, quatro workshops de tricô, fabrico artesanal de sabão, pintura de azulejos e trabalhos em pele.

Também de 1 a 4 de abril estará aberto o Mercado Urbano de Artesanato de Ponta Delgada, numa iniciativa igualmente promovida pela Vice-Presidência do Governo dos Açores, através do Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA), que conta com a colaboração da Câmara Municipal de Ponta Delgada.

No Largo da Igreja da Matriz estarão em exposição peças de cerâmica, trabalhos em pedra, bordados e ervas aromáticas, entre outros, dos artesãos Catarina Castelo, Inês Ribeiro, Odília Mancebo, Teresa Baganha, Randal Gladwin e Centro Cultural da Atalhada, de São Miguel, José Francisco Pereira, do Faial, e das Publicações Serrote, de Lisboa.

Nos dias 2 e 3 de abril vão decorrer quatro workshops no Quiosque Social, designadamente de tipografia, desenhos de aresta, estanho e macramé.

Ambos os mercados funcionam das 10 às 18 horas.

Os interessados em participar nos workshops podem efetuar a sua inscrição até 24 horas antes da realização de cada um deles, através do endereço de correio eletrónico craa@azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: