sexta-feira, 11 de março de 2016

Museus regionais e de ilha têm novo regulamento geral

A Secretaria Regional da Educação e Cultura (SREC) aprovou, por portaria hoje publicada em Jornal Oficial, os novos regulamentos geral dos museus regionais e de ilha e de organização interna e funcionamento dos museus Carlos Machado, em Ponta Delgada, Angra do Heroísmo, Pico, Horta, S. Maria, Graciosa, Francisco de Lacerda, na Calheta de S. Jorge, e das Flores.

Nesta portaria, cuja produção de efeitos se inicia a 1 de abril próximo, são igualmente afixadas as modalidades de ingresso nos museus, a tabela de preços, reprodução e empréstimo de imagens, a tabela de preços para filmagens ou execução e gravações vídeo em espaços museológicos e a tabela para cedência de instalações e equipamentos.

O titular da SREC considera, entre outros aspetos, “a necessidade de proceder à atualização” dos vários normativos que, até agora, regulavam estas matérias de forma a uma “melhor adequação” dos museus regionais e de ilha “às nova realidades, nomeadamente na sua área funcional e gestão interna”.

Por outro lado, foi igualmente considerada “a premência de introduzir mecanismos próprios de atuação, designadamente as parcerias entre os museus e as entidades públicas e privadas”, por forma a garantir “uma melhor articulação com a comunidade” e a possibilidade de “a cultura associar-se à nova dimensão do turismo no arquipélago, considerando o impacto cada vez maior que o mesmo está a ter na Região Autónoma dos Açores”.

Nesta portaria, que é assinada por Avelino Meneses, considera-se ainda a necessidade de “alterar o horário de funcionamento dos museus, de forma a dar resposta cabal às visitas, adequando os horários à conveniência dos públicos”.



GaCS

Sem comentários: