quarta-feira, 9 de março de 2016

Presidente do Governo considera “positivas” referências do Presidente da República aos Açores e à Autonomia - retificada

O Presidente do Governo considerou positivas as referências aos Açores e à Autonomia no discurso da cerimónia de tomada de posse do novo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que decorreu hoje na Assembleia da República.

“Registo a referência que foi feita, quer às Autonomias Regionais, quer, em especial, ao arquipélago dos Açores. Julgo que, no início do mandato, o facto de ter havido essas referências num discurso com a importância que tem o da tomada de posse é positivo, mas, naturalmente que estamos no início do mandato”, afirmou Vasco Cordeiro.

Após ter assistido à sessão solene que decorreu na Assembleia da República, o Presidente do Governo adiantou que haverá muitas ocasiões e circunstâncias para se “aferir e ver concretizadas aquelas que são as apostas que o novo Presidente da República afirmou e, também, na parte que releva para as Autonomias Regionais, aquilo que é importante no momento em que estas Autonomias já levam 40 anos desde a sua consagração constitucional”.

“Desse ponto de vista, é um tempo de reavaliação e de fortalecimento da Autonomia, no qual o Presidente da República terá uma palavra a dizer naquilo que é essa nova abordagem, desde logo, pelo facto de haver poderes e figuras que têm a ver diretamente com o Presidente da República”, afirmou Vasco Cordeiro, que vai solicitar, nos próximos dias, uma audiência para apresentação de cumprimentos a Marcelo Rebelo de Sousa.

Ainda relativamente ao discurso de tomada de posse do novo Presidente da República, Vasco Cordeiro salientou, por outro lado, as matérias que têm a ver com a “necessidade de sarar feridas depois destes anos de sacrífico que o país viveu, reconhecendo o efeito, particularmente, lesivo para a sociedade portuguesa”.

Anexos:
2016.03.09-PGR-TomadaDePossePR.mp3

GaCS

Sem comentários: