sexta-feira, 4 de março de 2016

Roteiro da Igualdade dá início à quarta edição do projeto “Antes de me Discriminares, Conhece-me!”

A Diretora Regional da Juventude afirmou hoje, na Lagoa, em São Miguel, que “a luta contra as múltiplas formas de discriminação, para além de ser uma prioridade para as entidades políticas regionais, deve sensibilizar e envolver toda a comunidade”.

Pilar Damião falava na apresentação da quarta edição do projeto ‘Antes de me Discriminares, Conhece-me!’, uma iniciativa do Governo dos Açores, desenvolvida através das direções regionais da Solidariedade Social, da Educação e da Juventude, em parceria com a Associação CIPA - Novo Dia.

Esta quarta edição tem início neste mês de março com a realização do Roteiro da Igualdade, que integra um conjunto de ações de sensibilização destinadas a jovens de várias ilhas do arquipélago.

“A justiça social pluralista só é possível de alcançar quando se reconhece uma pluralidade de identidades culturais, o que exige o reconhecimento da identidade única deste ou daquele indivíduo ou grupo, do caráter singular de cada um”, salientou Pilar Damião.

Nesse sentido, frisou que o combate às múltiplas discriminações “é a nossa obrigação, como entidades públicas governamentais e como cidadãos que, em plena democracia, lutam pela liberdade, pela igualdade e pela solidariedade”.

Na sua intervenção, Pilar Damião destacou ainda o “papel fundamental” dos jovens “na solidificação de uma sociedade mais respeitadora do ‘outro’”.

Por seu lado, o Diretor Regional da Solidariedade Social, Frederico Sousa, destacou a importância do trabalho conjunto dos diferentes departamentos do Governo dos Açores, que possibilita “uma abordagem extensiva a toda a Região das temáticas da igualdade, da cidadania, da prevenção da violência doméstica, de género, no namoro, do 'bullying', do 'ciberbullying', da não discriminação baseada na etnia, idade, orientação sexual, género, deficiência ou religião”.

Para a Diretora Regional da Educação, Fabíola Cardoso, este projeto contribui para que as escolas possam concretizar uma das suas “mais importantes missões neste século", que é "desenvolver nos alunos competências pessoais e sociais que os preparem para viver numa sociedade que é cada vez mais constituída pela diferença e pela multiculturalidade”.

O projeto ‘Antes de me Discriminares, Conhece-me!’ pretende incentivar os jovens a uma participação livre e ao exercício de uma cidadania ativa, promovendo o combate à violência doméstica e desmistificando preconceitos, estereótipos e representações sobre o género, a idade, a orientação sexual, a etnia e a deficiência, tendo como base o princípio da igualdade previsto na Constituição da República Portuguesa.

A quarta edição do projeto desenvolve-se em várias fases e contempla atividades como o Roteiro da Igualdade, maratonas fotográficas, a Tenda da Igualdade e uma exposição itinerante, com a mostra dos trabalhos artísticos resultantes dos concursos realizados nas edições anteriores.

Para além destas iniciativas, vão realizar-se, pela primeira vez, formações nas áreas da igualdade e prevenção das múltiplas discriminações, dirigidas a técnicos e a professores envolvidos no projeto ‘Antes de Discriminares, Conhece-me’.



GaCS

Sem comentários: