quarta-feira, 9 de março de 2016

Secretário Regional da Educação e Cultura realça "consórcio" entre o Desporto Escolar Açores e o ProSucesso

O Secretário Regional da Educação e Cultura destacou hoje, em Angra do Heroísmo, que a XXVII edição dos Jogos Desportivos Escolares resulta do “consórcio” entre o projeto Desporto Escolar Açores e o programa de promoção do sucesso escolar, ProSucesso – Açores pela Educação.

Com a edição de 2016 destes jogos, cuja realização decorre em 6 das 9 ilhas do arquipélago ao longo dos próximo dois meses, pretende-se “a promoção e a democratização da prática desportiva”, referiu Avelino Meneses, acrescentando que também se visa alcançar “o desenvolvimento da ação pedagógica e da perspetiva multidisciplinar”.

Para o titular da SREC, tudo isto será alcançado “se conseguirmos incutir na mente dos participantes tanto o gosto de jogar como o prazer de aprender”, numa perspetiva, como “testemunham os prémios em disputa” de que pela realização dos jogos “proporcionamos uma formação integral dos indivíduos”, adiantou.

Estes Jogos, frisou, promovem ainda “saúde física e mental, inclusão social e competitividade com valores” que,  se espera, “sirva de preparação dos estudantes para os desafios de uma vida vivida numa sociedade global”.

Avelino Meneses realçou, ainda, a oportunidade do logo desta edição dos Jogos Desportivo Escolares, da autoria de três jovens da Escola Básica e Integrada de Ponta Garça, que possui por lema “A Escola É Minha!”. É que “na verdade para obtermos bons resultados escolares muito importa que haja uma clara identificação entre todos os alunos e as suas escolas, entre cada aluno e a sua escola”, enfatizou.

Para o Secretário Regional da Educação e Cultura, os Jogos Desportivos Escolares “contrariam” também  “o insucesso, o absentismo e o bullying”, constituindo-se por isso como “um precioso auxiliar de promoção do sucesso e da integração escolares que muito ajudarão à transformação para melhor da face dos Açores”.

Nesta XXVII edição dos Jogos Desportivos Escolares, cujo arranque ocorreu terça-feira e que se prolonga até meados de maio próximo, participam 21 escolas de todas as ilhas dos Açores, envolvendo diretamente nas diferentes fase cerca de 750 alunos.

Anexos:
2016.03.09-SREC-DE.mp3

GaCS

Sem comentários: