sexta-feira, 4 de março de 2016

Vasco Cordeiro anuncia solução para o Porto de Pipas que permite potenciar desenvolvimento de Angra do Heroísmo

O Presidente do Governo anunciou hoje que está decidida a solução para a requalificação da zona do Porto de Pipas, um investimento que vai reforçar as condições para que aquela infraestrutura seja um fator de desenvolvimento e de progresso da cidade e do concelho de Angra do Heroísmo.

“Do ponto de vista político, há um entendimento e um consenso relativamente ao que deve ser feito naquela zona e, agora, do ponto de vista técnico, é concretizar esta opção”, assegurou Vasco Cordeiro, após ter recebido, em audiência, o Presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Álamo Meneses.

O Presidente do Governo adiantou que a fase de estudos prévios permitiu, em diálogo com a Câmara Municipal, que se chegasse à solução escolhida, seguindo-se agora a fase técnica, nomeadamente a elaboração do projeto definitivo com vista à concretização deste investimento.

A requalificação desta zona do Porto de Pipas prevê a construção de uma rampa 'Ro-Ro', assegurando as ligações com outras ilhas do Grupo Central, tendo em conta a tipologia dos navios 'Mestre Simão' e 'Gilberto Mariano'.

“Se se quiser partir da situação atual, no âmbito das ligações com o Grupo Central, tem, desde logo, os navios 'Mestre Simão' e 'Gilberto Mariano' que estão ao serviço. Há uma outra componente que tem a ver com determinados cruzeiros temáticos que escalam a Terceira e que, por essa via, têm melhores condições para o fazer. Pela experiência que temos, isso pode ser um fator de atratividade de mais escalas de cruzeiros temáticos que percorrem várias ilhas”, afirmou Vasco Cordeiro.

Este investimento, segundo o Presidente do Governo, permitirá, assim, ao Porto de Pipas assumir a função de “ponto de reforço das ligações marítimas com outras ilhas do Grupo Central, mas também ponto de acolhimento de navios, do ponto de vista temático, que vêm na cidade Património da Humanidade um fator acrescido de atratividade”.

Trata-se de uma solução que será apresentada publicamente em breve e que permite “cumprir os objetivos de, por um lado, salvaguardar todo o interesse e valor que aquela área tem e, por outro lado, a concretização do potencial de ser um contribuinte ativo para o desenvolvimento da cidade e do concelho”, frisou o Presidente do Governo.

Anexos:
2016.03.04-PGR-ProjetoPortoPipas.mp3

GaCS

Sem comentários: