sábado, 9 de abril de 2016

“Açores são exemplo para o país na área da procriação medicamente assistida”, afirma Luís Cabral

O Secretário Regional da Saúde afirmou hoje, em Ponta Delgada, que a parceria do Governo dos Açores com a clínica Meka Center para a procriação medicamente assistida tem-se revelado um sucesso para a Região, fazendo dos Açores “um exemplo para o resto do país” nesta área.

Luís Cabral, que falava, em representação do Presidente do Governo, na abertura da segunda reunião de Procriação Medicamente Assistida (PMA) em Região Ultraperiférica, promovida por aquela clínica, salientou que os Açores são uma das regiões do país que mais contribui para a taxa de natalidade nacional, frisando que “as políticas ativas de hoje nesta matéria poderão fazer a diferença no futuro”.

O responsável pela pasta da Saúde referiu que o apoio a esta iniciativa “garante, de uma forma muito prática e útil, a todos os Açorianos o acesso a técnicas de procriação medicamente assistida sem que haja a necessidade de deslocação para o continente”.

Na sua intervenção, Luís Cabral destacou, por essa razão, esta e outras áreas onde o Governo dos Açores tem vindo a investir por forma a garantir o tratamento dos Açorianos na Região, como é o caso da radioterapia.

Nesse sentido, salientou ainda a interação entre a procriação medicamente assistida e a área da oncologia como uma mais-valia para as mulheres açorianas, tendo em conta que as condicionantes da doença oncológica levam muitas mulheres a ter que recorrer a esta técnica.

“O Governo dos Açores está disponível para contribuir nessa interação, para que as mulheres açorianas que sofrem da doença oncológica possam continuar a viver com a mesma perspetiva que tinham antes da doença e para que os Açores continuem a ser um bom exemplo a nível nacional”, disse Luís Cabral.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: