segunda-feira, 11 de abril de 2016

Governo dos Açores congratula-se com descativação de verbas para a Universidade dos Açores

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia congratulou-se hoje, em Lisboa, com a decisão do Governo da República de eliminar a cativação de verbas das instituições públicas do ensino superior, anunciada na semana passada, que iria retirar cerca de 670 mil euros à Universidade dos Açores.

Fausto Brito e Abreu afirmou que o Executivo açoriano está a "acompanhar a situação, que espera que não venha a pôr em causa a autonomia financeira da Universidade dos Açores e o seu orçamento em 2016”.

O Secretário Regional falava à margem de uma reunião com o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, onde, para além das verbas para a Universidade dos Açores, estiveram em análise questões como o reforço da cooperação científica e tecnológica entre Portugal e os EUA e a realização de um workshop de cooperação científica entre os Açores e a China na área das Ciências do Mar.

Brito e Abreu salientou que a Região tem “todo o interesse em acolher uma agência de investigação internacional”, possibilidade levantada durante a visita do Ministro da Ciência aos EUA, no início deste mês.

“Faz todo o sentido aproveitar a centralidade geoestratégica dos Açores”, frisou o Secretário Regional do Mar, lembrando que “os Açores têm um potencial especial para desenvolver investigação em áreas do clima e alterações climáticas, da energia e dos oceanos”.

Neste encontro esteve também em análise o desenvolvimento de projetos espaciais nos Açores, tendo Brito e Abreu defendido “a importância de potenciar o investimento grande” que tem vindo a ser realizado no que respeita à implantação de infraestruturas tecnológicas, nomeadamente em estações dedicadas ao espaço, mas também à observação da Terra, à climatologia e à deteção de ensaios nucleares.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: