segunda-feira, 11 de abril de 2016

Governo dos Açores promove sessões de esclarecimento sobre Diretiva Comunitária “INSPIRE”

O Governo dos Açores promove, entre 13 de abril e 9 de junho, a realização de uma série de sessões técnicas destinadas ao esclarecimento da Diretiva Comunitária “INSPIRE”, que terão lugar nas ilhas de S. Miguel, Faial e Terceira.

Estas sessões visam dotar as entidades públicas regionais das ferramentas necessárias à implementação desta Diretiva Comunitária, que fixa as regras gerais para o estabelecimento da infraestrutura de informação geográfica na Comunidade Europeia, para efeitos das políticas ambientais e das políticas ou atividades suscetíveis de ter impacto ambiental.

Nesse sentido, para dar cumprimento a esta Diretiva, o Governo dos Açores tem vindo a promover um conjunto de ações que garanta a sua implementação, a que se juntam agora estas quatro sessões técnicas.

A primeira sessão decorre quarta-feira, 13 de abril, em S. Miguel, e será dedicada aos “Fundamentos Básicos de um Sistema de Informação Geográfica”.

A 26 de abril, também em S. Miguel, terá lugar a segunda sessão, subordinada ao tema “SIG Open Source”.

A terceira sessão técnica vai incidir sobre os aspetos fundamentais da Diretiva e sobre questões práticas respeitantes à “Harmonização de Dados", estando marcada para os dias 18 de maio, na ilha Terceira, 20 de maio, no Faial, e 24 de maio, em S. Miguel.

A última destas sessões técnicas, realizada em conjunto com a Direção Geral do Território, terá como temas “Criação de serviços de dados geográficos com software Open Source” e “Metadados”, estando a sua realização marcada para 7 de junho, em S. Miguel, e 9 de junho, na Terceira.

A Diretiva INSPIRE, adotada em 2007, é uma medida que incide sobre o intercâmbio, a partilha, o acesso e a utilização de dados geográficos, ao nível das autoridades públicas e de diferentes setores, garantindo, assim, que os Estados Membros consigam cumprir o sexto programa de ação em matéria de Ambiente.



GaCS

Sem comentários: