quarta-feira, 6 de abril de 2016

Governo dos Açores reforça apoio aos agricultores no combate às doenças de produção

O Presidente do Governo esteve hoje presente, na Fajazinha, na ilha das Flores, numa ação sanitária desenvolvida por uma equipa do Serviço de Desenvolvimento Agrário das Flores e Corvo, no âmbito dos planos oficiais de combate à brucelose, leucose e também do novo programa de prevenção da BVD que está a ser implementado a nível regional.

Vasco Cordeiro, acompanhado pelo Secretário Regional da Agricultura e Ambiente, assistiu à recolha de sangue feita numa exploração de leite com o objetivo de, na sequência do excelente estatuto sanitário atingido na Região para doenças de declaração obrigatória, ajudar agora também os produtores com as chamadas doenças da produção.

Estas doenças não representam perigo para a saúde humana, mas afetam diretamente o rendimento das explorações.

O Executivo açoriano, que investiu em 2015 cerca de meio milhão de euros para o efeito, aumentou este ano em 22% as dotações financeiras destinadas ao melhoramento e sanidade animal e mantém gratuitos relevantes serviços e múltiplas análises prestadas aos agricultores açorianos, ao contrário do que se verificou no restante território nacional.

Pretende-se contribuir para a capacidade exportadora da Região e, também por esta via, para o aumento do rendimento dos produtores de carne e leite e criadores de novilhas, salvaguardando, simultaneamente, a qualidade alimentar, a segurança dos consumidores e a capacidade de assegurar confiança nos animais e produtos regionais.

Na atual legislatura, o Governo dos Açores implementou nas Flores o processo de classificação de leite cru, ilha onde também está assegurado o Plano de Controlo.

Para a agropecuária açoriana, numa altura em que as barreiras sanitárias são cada vez mais um sério entrave à movimentação de animais e comercialização de produtos derivados, a evolução da qualidade sanitária e as medidas implementadas são, também, essenciais para fazer face aos novos desafios que se colocam, em particular, à fileira do leite.



GaCS

Sem comentários: