sexta-feira, 8 de abril de 2016

Vasco Cordeiro visita estação da rede hidrometeorológica que cobrirá toda a Região

As nove ilhas dos Açores vão ficar cobertas, até ao final deste ano, por 99 estações hidrometeorológicas, um investimento de cerca de um milhão de euros que permite um conhecimento detalhado e atempado do ciclo hidrológico, fundamental para a defesa das pessoas e bens face a eventuais fenómenos extremos de ocorrência de cheias.

Concebido e desenvolvido por técnicos e empresas regionais, envolvendo a Universidade dos Açores, o projeto de alargamento desta rede de estações a todas as ilhas inclui a estação meteorológica da Fonte do Trevo, que o Presidente do Governo, Vasco Cordeiro, visitou hoje, no segundo dia da visita estatutária à ilha do Corvo.

No total, a Região ficará dotada com uma rede de 99 estações hidrométricas, udométricas e meteorológicas automáticas, com teletransmissão de dados em tempo real.

Nesse sentido, e no âmbito da parceria com a Universidade dos Açores, mais concretamente com o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), será feito o acompanhamento e avaliação das condições de aquisição, transmissão, receção e armazenamento de dados, 24 sobre 24 horas.

Os dados gerados por esta rede constituem informação de base que, depois de devidamente tratada e modelada pelo CIVISA, é utilizada para a emissão e difusão de alertas em caso de perigo de ocorrência de movimentos de vertentes associados a episódios de precipitação, num processo que envolve também os serviços de Proteção Civil.

O projeto da Rede Hidrometeorológica dos Açores venceu a sexta edição do prémio Green Project Awards Portugal, na categoria Information Technology, cujo desenvolvimento envolveu a Global EDA.

Depois de uma primeira fase que abrangeu as ilhas de São Miguel, Santa Maria e, parcialmente, Pico, em junho de 2015 teve início a segunda fase deste projeto, com a consignação do contrato para a execução de 40 novas estações hidrometeorológicas automáticas nas ilhas do Pico, Faial, Terceira, São Jorge, Graciosa, Flores e Corvo.



GaCS

Sem comentários: