terça-feira, 31 de maio de 2016

Avelino Meneses regista “indícios positivos” no final do primeiro ano de implementação do ProSucesso

O Secretário Regional da Educação e Cultura revelou hoje, em S. Jorge, que o programa integrado de promoção do sucesso escolar ProSucesso – Açores pela Educação, assente numa estratégia de execução temporal de 10 anos, já apresenta, no final do primeiro ano de implementação “indícios muito positivos, que entusiasmam de sobremaneira”.

Avelino Meneses, que falava no final de uma visita à EBS de Velas, frisou, no entanto que “não é possível” nesta fase de implementação “tirar conclusões seguras ou fazer uma avaliação definitiva”.

Nesta visita à EBS de Velas, Avelino Meneses acompanhou duas ações integradas nos projetos do ProSucesso, tendo recebido do Conselho Executivo da escola, onde se desenvolvem projetos ao nível do 1.º Ciclo com incidência nas disciplinas de Português e de Matemática, a informação de que os alunos abrangidos por estas iniciativas “são os principais frequentadores da biblioteca” escolar.

O Secretário Regional manifestou, por isso, satisfação por já ser possível observar alterações no comportamento dos alunos abrangidos, salientando também o seu entusiasmado com as novas metodologias, como constatou nas atividades que hoje acompanhou.

Para o Secretário Regional, “Isto quer dizer alguma coisa” sobre a importância e a mais-valia do ProSucesso, projeto que está a ser implementado em todas as unidades orgânicas do Sistema Educativo Regional, no “respeito pela autonomia de cada uma das instituições e à luz dos princípios gerais do programa”, que tem em “consideração a realidade de cada uma das escolas, nomeadamente dos seus recursos humanos”.

O Governo dos Açores, na sequência da aprovação, em meados de setembro de 2015, do programa ProSucesso, criou uma rede de 50 professores qualificados na deteção, caraterização e resolução de dificuldades de aprendizagem no 1.º Ciclo, designados como ‘Prof DA’, com o objetivo de se proceder ao diagnóstico precoce das dificuldades dos alunos e de se definir uma rápida intervenção com vista à sua superação.

Anexos:
2016.05.31-SREC-VisitaEBSVelas.mp3

GaCS

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