terça-feira, 31 de maio de 2016

Museu do Pico acolhe apresentação do livro "Corações Irritáveis", de João Paulo Guerra

A Direção Regional da Cultura, através do Museu do Pico, acolhe sábado, 4 de junho, pelas 21h00, no Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, a apresentação do livro "Corações Irritáveis", de João Paulo Guerra.

O jornalista João Paulo Guerra apresenta um romance sobre as sequelas da Guerra Colonial, evocando através do título - "Corações Irritáveis" - o nome pelo qual foi identificada pela primeira vez a Perturbação Pós-Stresse Traumático de Guerra, no séc. XIX, nos Estados Unidos.

Em Portugal, a Perturbação Pós-Stresse Traumático de Guerra foi reconhecida como doença em 1995, duas décadas após o fim da guerra colonial, tendo nesse ano sido também lançada a base para a criação de uma rede de apoio a esses doentes, que se estima que possam ser dezenas de milhares.

“Este livro é uma ficção que fala da guerra porque a guerra tem tantas sequelas que até a democracia em Portugal é um resultado da guerra. Foi da guerra que apareceram os homens que fizeram a democracia. Mas há também muitos ‘corações irritáveis’ e feridas que nunca cicatrizaram”, salienta o autor, que já publicou, enquanto jornalista, vários trabalhos de investigação sobre a Guerra Colonial (1961-1974).

O livro que será apresentado sábado, numa ação de colaboração da Liga dos Combatentes e da Livraria D. Dinis, relata a inquietação e perturbação dos soldados e a forma como a guerra afetou a vida de cada um em tempo de paz, mantendo as “feridas invisíveis e as cicatrizes que não se veem à vista desarmada”.


A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónicowww.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: