terça-feira, 31 de maio de 2016

Parceria entre entidades públicas e privadas é uma “grande força motriz do desenvolvimento da Região”, afirma Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo afirmou hoje que a parceria entre entidades públicas e privadas constitui uma “grande força motriz do desenvolvimento da Região”, destacando o exemplo da “adesão pronta e empenhada” das empresas açorianas às diversas medidas implementadas, como a Marca Açores.

“O que é gratificante neste processo é ver que, da parte dos empresários e dos produtores, há uma adesão pronta e empenhada, com muito trabalho e exigência, no aproveitar do mérito destas medidas”, salientou Vasco Cordeiro, na cerimónia de entrega do diploma Marca Açores ao milésimo produto certificado, o Queijo São Jorge DOP de 12 meses de cura.

A adesão das empresas ao processo de certificação dos seus produtos com este selo, mas também a outras medidas, como as várias componentes do sistema de incentivos, é também um “sinal de esperança e de confiança”, adiantou Vasco Cordeiro, ao salientar o percurso feito nos últimos cerca de quatro anos, desde o momento em que o Governo lançou a Agenda Açoriana para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial.

No segundo dia da visita estatutária a São Jorge, o Presidente do Governo sublinhou, por outro lado, que o trajeto positivo que a Uniqueijo percorreu nestes “tempos desafiantes e exigentes” constitui, também, um bom exemplo daquilo que podem ser as perspetivas de futuro para o setor cooperativo.

“Podem contar sempre com o Governo dos Açores para, não se substituindo às responsabilidades que são de cada um, ajudar a concretizar este objetivo de trazermos, através do setor cooperativo, mais desenvolvimento e mais progresso para São Jorge”, assegurou Vasco Cordeiro.

Na sua intervenção, o Presidente do Governo salientou, ainda, que a adesão à Marca Açores constitui um novo patamar que exige trabalho, esforço e cuidados da parte de todas as entidades aderentes para permitir que ela se mantenha como um referencial de qualidade e de competitividade para as empresas açorianas.

“Da parte do Governo dos Açores, há um trabalho que vai continuar e que visa evidenciar dentro e fora da Região o que significa a Marca Açores”, frisou Vasco Cordeiro, ao anunciar que o Governo criou a Açores Export 2016, uma medida especificamente dirigida ao reforço da visibilidade e à promoção das exportações, que contempla ações como a participação de empresas em eventos promocionais na Região, no país, na Europa, nos Estados Unidos e no Canadá.

“Temos previsto lançar ainda este ano uma vasta campanha promocional que associa o valor da Marca Açores, permitindo que, também a nível nacional, se reforce o valor que essa marca tem para cada um dos produtos e serviço que a ela adere”, sublinhou.

De acordo com Vasco Cordeiro, uma destas iniciativas, resultante do acordo formalizado com o Governo da Madeira, passa por reforçar a presença dos Açores neste mercado, permitindo, aos empresários madeirenses um maior conhecimento das mais-valias dos produtos açorianos, mas também promovendo os produtos diretamente junto do consumidor.

Anexos:
2016.05.31-PGR-MarcaAçores.mp3

GaCS

Sem comentários: