domingo, 26 de junho de 2016

Açores são laboratório natural para estudo da resiliência de infraestruturas críticas, afirma Brito e Abreu

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia salientou hoje, em S. Miguel, a importância da organização de reuniões científicas internacionais no arquipélago, afirmando que permitem à Universidade dos Açores “estabelecer contactos importantes para a criação de redes [científicas] internacionais e para a partilha de conhecimento” entre investigadores.

Fausto Brito e Abreu, que falava, em representação do Presidente do Governo, no workshop da NATO ‘Resilience-Based Approaches to Critical Infrastructure Safeguarding’, defendeu que os Açores têm centros de investigação “bem sucedidos, nomeadamente em gestão de riscos naturais e vulcanologia”.

Para o Secretário Regional, “a temática da resiliência é bastante importante para os Açores”, por ser um território que está exposto “a fenómenos meteorológicos extremos, a tremores de terra e a erupções vulcânicas”.

Nesse sentido, sublinhou a "localização estratégica” do arquipélago enquanto “laboratório natural” para o estudo destes fenómenos e da resiliência de infraestruturas.

Brito e Abreu salientou que “os Açores têm vindo a acolher vários eventos científicos internacionais, o que evidencia a localização privilegiada do arquipélago para o aprofundamento das relações transatlânticas".

O titular da pasta da Ciência referiu ainda que o workshop da NATO “comprova que o esforço que o Governo dos Açores tem feito para atrair cientistas e facilitar contactos entre a Universidade dos Açores e outros centros de ciência tem sido bem sucedido e vale a pena”.

O workshop ‘Resilience-Based Approaches to Critical Infrastructure Safeguarding', patrocinado pela NATO, envolveu cerca de meia centena de participantes, tendo sido organizado por um grupo internacional de cientistas.

Anexos:
2016.06.26-SRMCT-WorkshopNATO.mp3

GaCS

Sem comentários: