sexta-feira, 3 de junho de 2016

Alunos de S. Jorge, Terceira e S. Miguel repartem prémios do concurso “Os animais também sentem”

Os prémios do concurso escolar “Os animais também sentem”, destinado aos alunos do 4.º ano do ensino básico, foram repartidos por estudantes de escolas de São Jorge, da Terceira e de São Miguel.

O júri do concurso anunciou hoje que Laura Góis, da Escola Básica e Jardim de Infância de Velas, conquistou o primeiro prémio, na categoria de 'Texto com Desenho Ilustrado', com o trabalho intitulado “Animal perdido”.

No segundo lugar ficou Pedro Toste, da Escola Básica e Integrada Francisco Ferreira Drummond, com o trabalho intitulado "Sofia", enquanto o terceiro lugar foi conquistado por Gonçalo Ricarte, da Escola Básica e Secundária Tomás de Borba, autor do trabalho denominado “O cão desesperado”.

Na categoria 'Banda Desenhada', Patrícia Barbosa, da Escola Básica e Integrada de Ponta Garça, em São Miguel, venceu com o trabalho intitulado “Quem trata mal os animais”.

Este concurso escolar resulta de uma parceria entre as direções regionais da Agricultura, no âmbito da Campanha Contra o Abandono dos Animais, e da Educação, através do Plano Regional de Leitura na sua interligação com o ProSucesso – Açores pela Educação, programa integrado de promoção do sucesso escolar.

A iniciativa visava a produção de trabalhos artísticos, nas vertentes de escrita e desenho, sobre temas relacionados com os direitos dos animais e o seu bem-estar, tendo em vista proporcionar aos alunos a vivência de experiências pedagógicas inovadoras e facilitadoras das aprendizagens futuras, contribuindo para o seu crescimento e formação enquanto futuros cidadãos responsáveis e conscientes da realidade que os envolve.

“Os animais também sentem” teve ainda como principais objetivos promover as aprendizagens previstas no Referencial do Currículo Regional para a Educação Básica, no âmbito dos seus temas transversais, nomeadamente da Educação para o Desenvolvimento Sustentável e Açorianidade, bem como sensibilizar os alunos para a defesa dos direitos dos animais e o combate ao abandono e a todas as formas de maus-tratos.

Dinamizar a implementação do Plano Regional de Leitura nas práticas letivas das escolas, promover competências de literacia de leitura e de escrita, fomentar o desenvolvimento de uma cidadania regional e local, sensibilizar para a importância do tratamento digno devido aos animais e divulgar e partilhar com a comunidade educativa os recursos educativos desenvolvidos nas várias escolas foram outras apostas deste concurso.



GaCS

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