sexta-feira, 3 de junho de 2016

APOM atribui prémio de "Melhor Trabalho na Área da Museologia" à CulturAçores – Revista de Cultura

A CulturAçores – Revista de Cultura, publicação editada pela Secretaria Regional da Educação e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, foi hoje distinguida pela Associação Portuguesa de Museus (APOM) com o prémio “Melhor Trabalho na Área da Museologia”.

A cerimónia de entrega do galardão, que destaca práticas museológicas inovadoras e originais em todos os âmbitos de atuação de museus e instituições culturais, decorreu no Museu do Dinheiro, em Lisboa.

A CulturAçores – Revista de Cultura, publicação de caráter semestral, cujo primeiro número foi lançado em fevereiro de 2015, assenta os seus conteúdos na promoção e divulgação de projetos, atividades e eventos culturais de iniciativa, com apoio ou ligação aos Açores e, em particular, desenvolvidos pelos vários serviços sob a tutela da Cultura no Governo dos Açores.

A revista, que se assume como ferramenta de comunicação da cultura açoriana, ao nível da informação, formação e reflexão, conta com o contributo de colaborações diversas, em temática e autoria, testemunhando experiências, práticas e investigações, além de partilhar ideias, conceitos e metodologias que contribuam para o estímulo da criação cultural e artística.

Nas últimas três edições (julho-dezembro de 2014, janeiro-junho de 2015 e julho-dezembro de 2015), a CulturAçores – Revista de Cultura publicou cerca de uma centena de artigos.

A revista é editada tanto em formato impresso, como digital, possuindo ainda um sítio de Internet para efeitos de promoção e subscrição da publicação, através do portal Cultura Açores da Direção Regional da Cultura, no endereço eletrónico www.culturacores.azores.gov.pt.

Os prémios APOM visam incentivar e premiar a imaginação e a criatividade dos museólogos portugueses e o seu contributo efetivo na melhoria da qualidade dos museus em Portugal, sendo também uma forma de dar visibilidade ao que de melhor se faz no âmbito da museologia.

A APOM tem como objetivos promover o conhecimento da museologia e dos domínios científicos e técnicos que a informam, nomeadamente através de reuniões e visitas de estudo, conferências, exposições e publicações e realçar a importância do papel desempenhado pelos museus e pela profissão museológica em cada comunidade e entre povos e culturas.



GaCS

Sem comentários: