terça-feira, 7 de junho de 2016

Avelino Meneses realça esforço de atletas, clubes e agentes desportivos na afirmação dos Açores

O Secretário Regional da Educação e Cultura salientou, nas Capelas, em Ponta Delgada, o esforço dos atletas, clubes e agentes desportivos na “afirmação do desporto açoriano nos contextos nacional e internacional”

Avelino Meneses, que falava segunda-feira na sessão da XV Gala do Desporto Açoriano realizada em S. Miguel, realçou que o desporto é o que “melhor evidencia a força da união, enquanto meio de obtenção de metas ou de objetivos”.

Na sua intervenção, o Secretário Regional apontou o desporto como “um direito de todos”, salientando os programas e atividades que o Governo dos Açores tem vindo a desenvolver ao longo dos anos com vista, entre outros aspetos, a concretizar esse direito social.

A criação e multiplicação dos clubes desportivos escolares, o programa Açores Ativos, o desporto para pessoas com deficiência, o acesso gratuito às instalações desportivas e o apoio à formação e competição foram apontados por Avelino Meneses como exemplos dessa estratégia do Governo dos Açores.

Nesta legislatura subiram de 1.209 para 1.514 os grupos de trabalho no conjunto dos projetos das escolinhas de desporto, apoio ao treino e à competição dos escalões de formação, frisou Avelino Meneses.

Nesse sentido, frisou que, em matéria de desporto, os Açores continuarão a ser “um exemplo nacional”.

Com mais praticantes e melhores resultados, Avelino Meneses manifestou a convicção que, a “breve trecho”, os Açores terão” cada vez mais atletas” a disputar a entrada nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, objetivo que “por uma unha negra” não foi alcançado para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Nesta sessão da XV Gala do Desporto da ilha de S. Miguel, que decorreu na Vila das Capelas, foram galardoadas 14 personalidades, 27 atletas e clubes por resultados e classificações nacionais e participações internacionais, em modalidades individuais e coletivas, e ainda 16 atletas por participações nas seleções nacionais.

Anexos:
2016.06.06-SREC-GalaDesporto.mp3

GaCS

Sem comentários: