terça-feira, 28 de junho de 2016

Bombeiros dos Açores e de Portugal continental cooperam na formação e na partilha de infraestruturas

O Secretário Regional da Saúde afirmou hoje, em Sintra, que a parceria entre o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) e a Escola Nacional de Bombeiros será uma mais-valia para ambas as partes, salientando que permitirá “potenciar ações de formação e partilha de informação”.

Luís Cabral, que falava na assinatura de um protocolo entre as duas entidades que visa potenciar os recursos humanos, técnicos e financeiros, destacou o bom relacionamento que existe entre as tutelas regional e nacional na área da Proteção Civil.

O protocolo foi assinado, na sede da Escola Nacional de Bombeiros, pelo Secretário Regional da Saúde, Luís Cabral, e pelo Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes.

Este documento resultou da visita que o Secretário de Estado realizou aos Açores em abril, durante a qual salientou a existência de “excelentes condições para que as entidades se complementem”.

“Aquando da visita do Secretário de Estado da Administração Interna à Região ficou provado que temos condições nos Açores para que exista uma política de proximidade entre as duas entidades, para uma partilha das infraestruturas e de experiências, de forma a contribuir para o bem público”, frisou Luís Cabral.

Nesse sentido, salientou que, "através da assinatura deste protocolo, demonstramos que essa política de interação entre os dois Governos é muito saudável e que ambas as partes ficarão a ganhar com esta troca de experiências e conhecimentos mútuos”.

O acordo agora assinado pretende reforçar a cooperação entre as duas entidades, prevendo o reconhecimento mútuo da formação ministrada no âmbito das missões atribuídas aos corpos de bombeiros e a possibilidade de utilização partilhada de infraestruturas e recursos pedagógicos para a formação dos bombeiros e demais agentes de Proteção Civil.

O SRPCBA tem a atribuição de orientar, coordenar e fiscalizar, a nível regional, as atividades de proteção civil e dos corpos de bombeiros, bem como assegurar o funcionamento de um sistema de transporte terrestre de emergência médica, de forma a garantir aos sinistrados ou vítimas de doença súbita a pronta e correta prestação de cuidados de saúde.

Por sua vez, a Escola Nacional de Bombeiros é a entidade pedagógica dos bombeiros portugueses e tem como objetivo a formação humana, profissional e cultural dos bombeiros e demais agentes de Proteção Civil e o desenvolvimento de ações formativas de âmbito operacional e tecnológico em situações de emergência.



GaCS

Sem comentários: