quinta-feira, 30 de junho de 2016

Consultas de cessação tabágica a partir de 1 de julho em todas as Unidades de Saúde de Ilha dos Açores

O Diretor Regional da Saúde revelou hoje, na Horta, que, a partir de sexta-feira, 1 de julho, as consultas de cessação tabágica passam a estar disponíveis em todas as Unidades de Saúde de Ilha (USI) do arquipélago dos Açores.

João Soares salientou que, com esta medida, o Governo pretende contribuir para a diminuição do consumo de tabaco, já que existe uma “prevalência bastante substancial de Açorianos que fumam”.

O Diretor Regional, que falava à margem de uma visita à consulta de cessação tabágica da USI do Faial, afirmou que o Governo dos Açores, conhecedor dessa realidade, tem tomado “várias medidas para reduzir esta prevalência”, acrescentando que, no Plano Regional de Saúde 2014-2020, está incluída “a luta contra o tabaco e vários programas que começam na escola”, para além das “campanhas mediáticas” que são desenvolvidas pelo Centro de Oncologia dos Açores.

João Soares indicou ainda que tem havido uma evolução positiva ao nível das consultas de cessação tabágica no arquipélago, estando contabilizado desde 2008 o envolvimento de 5.780 pessoas nestas consultas.

Com a visita hoje realizada à Unidade de Saúde de Ilha do Faial, uma das USI que já disponibiliza esta consulta há mais anos aos seus utentes, assim como a USI de São Miguel, o Diretor Regional da Saúde pretendeu também “mostrar o seu exemplo” na luta contra o tabaco.

A USI do Faial já disponibilizou, desde 2008, cerca de sete centenas de consultas de cessação tabágica, com um máximo anual de 146 consultas, em 2013.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: