sábado, 4 de junho de 2016

Danças, Bailinhos e Comédias do Carnaval da Terceira em inscrição no Inventário do Património Cultural Imaterial

A Direção Regional da Cultura submeteu à Direção Geral do Património Cultural (DGPC) um pedido de inscrição das Danças, Bailinhos e Comédias do Carnaval da Ilha Terceira no Inventário do Património Cultural Imaterial (INPCI).

A iniciativa, que dá seguimento a uma recomendação da Assembleia Legislativa, permitiu disponibilizar, desde logo, alguma informação da ficha de inventário e documentação constante do processo na base de dados em linha MatrizPCI, acessível através do endereço eletrónico www.matrizpci.dgpc.pt.

Após a submissão do pedido de inventário, decorre, numa primeira fase, a apreciação prévia da proposta de inventariação por parte da DGPC, seguindo-se a consulta direta aos municípios competentes para emissão de um parecer.

Posteriormente, a partir da base de dados em linha, será promovida uma consulta pública sobre a proposta de inventariação, ficando nesta fase disponível online toda a ficha de inventário do Pedido de Inventariação das Danças, Bailinhos e Comédias do Carnaval da Ilha Terceira no INPCI.

A última fase do processo será a análise final da DGPC e a consequente decisão sobre a proposta de inventariação.

O processo contou com a parceria do Museu do Carnaval Hélio Costa, por se tratar da instituição mais especificamente vocacionada para a sistematização, preservação e divulgação do património relativo à tradição carnavalesca da ilha Terceira e ser detentor e guardião de alguns dos mais importantes espólios referentes a esta temática.



GaCS

Sem comentários: