terça-feira, 7 de junho de 2016

Fim de semana dedicado à voz na Temporada Artística 2016

O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Educação e Cultura, promove, sexta-feira e sábado, a realização de quatro espetáculos no âmbito do fim de semana temático dedicado à voz, integrado na Temporada Artística 2016.

Na sexta-feira, 10 de junho, no Salão Nobre do Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, terá lugar o recital de canto e piano “Da Rússia a Portugal”, com Andreia Filipa Colaço (soprano) e Svetlana Pascoal (piano).

Este recital inclui peças instrumentais e canções de compositores da Rússia, Alemanha, França, Espanha e Portugal, destacando os sons, as identidades nacionais e as caraterísticas de cada um destes países.

No dia seguinte, pelas 21h30, na Igreja Matriz das Lajes do Pico, realiza-se o concerto “Célebre Barroco”, com Paulo Borges (trompete), Alla Lanova (soprano)e Olga Lysa (órgão).

Esta formação de câmara, constituída com o objetivo de interpretar música vocal e instrumental que se estende desde o barroco e até ao séc. XX, vai apresentar neste espetáculo peças de Haendel, Torelli e Seixas, entre outros.

Ainda no sábado, pelas 21h30, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, na Horta, terá lugar o concerto “Paixão Musical: Do Barroco ao Romantismo”, com Laryssa Savchenko (mezzo soprano), Ludmila Chovkova (piano) e Victor Daniel Pavtchinski (violoncelo).

Em homenagem à arte musical do barroco e do romantismo dos séculos XVIII, XIX e início de XX, o diversificado programa deste concerto é preenchido por árias célebres de Johann Sebastian Bach, romances de Johannes Brahms e canções de Richard Strauss.

Com o violoncelo, serão apresentas peças emblemáticas dos romantismos russo e francês, de P. Tchaikovski e G. Fauré.

Também no sábado, pelas 16h00, na sede do Alpendre – Grupo de Teatro, em Angra do Heroísmo, será possível assistir a uma viagem pela música para filmes dos grandes mestres italianos das décadas de 50 a 80, num espetáculo do Spaghetti Fusion Project, composto por Sandra Medeiros (soprano), Diana Tzonkova (violino), Ercole de Conca (contrabaixo), Daniele Furlan (piano) e Marco Fernandes (percussão).

Este concerto representa uma homenagem a dois dos compositores italianos mais representativos da música para filme, designadamente Ennio Morricone e Nino Rota, com um parêntese dedicado a uma célebre banda sonora dos anos '70, escrita 'a quatro mãos', para o filme "Prelúdio para matar".

Ennio Morricone escreveu mais de 100 partituras para o cinema, sendo que as que escreveu para o género 'Spaghetti Western' o tornaram um compositor de fama mundial, enquanto Nino Rota é considerado um dos compositores mais prolíficos da história da sétima arte, tendo sido responsável pelas bandas sonoras de "O Padrinho" e "A Estrada de Fellini".

A entrada no recital de canto e piano “Da Rússia a Portugal”, assim como a apresentação do Spaghetti Fusion Project, tem um custo de cinco euros.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónico www.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: