sexta-feira, 3 de junho de 2016

Gincana pedagógica e entradas gratuitas assinalam Dia Mundial do Ambiente nos Parques Naturais dos Açores

O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, assinala domingo, 5 de junho, o Dia Mundial do Ambiente com a realização de uma gincana pedagógica em nove dos 16 Centros Ambientais dos Parques Naturais dos Açores, que têm entrada gratuita neste dia.

A gincana 'Sentir o Ambiente’ é uma ação de educação e sensibilização ambiental aberta à população e pretende promover a consciência ambiental e um maior conhecimento dos Parques Naturais e dos Centros Ambientais dos Açores.

Sentir o aroma de plantas, identificar alguma da flora endémica, ouvir o canto de aves, fazer um ‘picnic’ em família, identificar as rochas das ilhas, entre outros entretenimentos lúdicos com componentes pedagógicas, integram esta iniciativa coordenada pela Direção Regional do Ambiente, em parceria com a Azorina.

No Centro de Interpretação Ambiental do Boqueirão, nas Flores, no Jardim Botânico do Faial e no Centro de Interpretação da Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico a atividade inicia-se pelas 14h00.

Na Casa do Parque, em S. Jorge, e no Centro de Visitantes da Furna do Enxofre, na Graciosa, a gincana inicia-se às 14h30.

Na Terceira, a atividade decorre das 10h00 às 16h00 no Centro de Interpretação da Serra de Santa Bárbara.

Em S. Miguel, a gincana 'Sentir o Ambiente’ realiza-se na Loja do Parque da Lagoa das Setes Cidades, das 9h30 às 15h30, e no Centro de Monitorização e Investigação das Furnas, das 11h00 às 15h30.

Em Santa Maria, a iniciativa está marcada para o Centro de Interpretação Ambiental Dalberto Pombo, das 14h00 às 16h00, enquanto na ilha do Corvo, por razões logísticas, a data será assinalada posteriormente.

O Dia Mundial do Ambiente foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972, na abertura da Conferência de Estocolmo.

A data, celebrada a 5 de junho, pretende atrair a atenção para a importância da preservação do ambiente, promovendo ações de sensibilização para atitudes mais sustentáveis.

Para mais informações, os interessados podem consultar o endereço eletrónico http://parquesnaturais.azores.gov.pt/pt/.

Sem comentários: