sexta-feira, 17 de junho de 2016

Governo dos Açores apoia 19.º Summer Youth Education Camp

O Governo dos Açores apoia, pelo quarto ano consecutivo, a realização do Summer Youth Education Camp, que decorre de 20 a 28 de junho, na Califórnia, numa iniciativa que visa incentivar os jovens a desempenhar um papel ativo na sociedade, em prol da preservação e divulgação das raízes portuguesas neste estado norte-americano.
O 19.º Summer Youth Education Camp, que terá Graça Coelho, professora da Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade, em Angra do Heroísmo, como embaixadora cultural dos Açores, é organizado pela  Luso American Education Foundation (LAEF), com o apoio do Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades, e vai decorrer na Santa Clara University.
A edição deste ano conta com a participação de cerca de meia centena de jovens, entre os 12 e os 18 anos, que terão a oportunidade de vivenciar a realidade universitária, bem como aprofundar conhecimentos sobre a herança cultural portuguesa.
Os participantes, além de explorarem o que é ser estudante no ensino superior e visitarem diversos departamentos académicos, vão desenvolver atividades culturais durante cinco dias, que incluem arte, arquitetura, música, história, culinária, dança, língua e cultura portuguesas.
Esta vivência comunitária permite, segundo os organizadores, incentivar os jovens para o desempenho de um papel ativo na vida em sociedade, em prol da preservação e divulgação das raízes portuguesas na Califórnia, estado onde existe uma considerável comunidade de origem açoriana.
O Governo dos Açores associa-se novamente a esta iniciativa, considerando o potencial de divulgação da cultura contemporânea e tradicional açoriana junto dos mais jovens, visando, assim, contribuir para um reforço das relações afetivas da Diáspora Açoriana com a Região.
A Luso American Education Foundation, fundada a 12 de junho de 1963, tem como objetivos a promoção da língua e cultura portuguesas nos EUA, desenvolvendo várias iniciativas, tais como a conferência anual sobre educação, desde 1975, que conta, igualmente, com o apoio do Governo dos Açores, e o apoio à realização de cursos de Português em diversas universidades norte-americanas, além de conceder bolsas de estudo a jovens lusodescendentes.

GaCS

Sem comentários: