quarta-feira, 8 de junho de 2016

Governo dos Açores apoia construção de Centro de Atividades Ocupacionais na Maia

O Governo dos Açores vai apoiar a construção de um novo Centro de Atividades Ocupacionais na Maia, concelho da Ribeira Grande, num investimento público que ascende a cerca de 1,2 milhões de euros.

A nova valência, com capacidade para 40 utentes, o que duplica a capacidade da resposta atualmente existente, será gerida pela Santa Casa da Misericórdia do Divino Espírito Santo e representa uma construção de raiz.

A Secretária Regional da Solidariedade Social, na apresentação do projeto, destacou o empenho do Governo dos Açores na ampliação e requalificação da rede regional de equipamentos sociais dirigidos ao público com necessidades especiais.

Nesse sentido, Andreia Cardoso recordou que já foram realizados investimentos na ordem dos 11 milhões de euros, permitindo a abertura de nove respostas em ilhas como Pico ou Terceira, entre outras.

Com este novo investimento, Andreia Cardoso frisou que se torna possível “melhorar e ampliar a resposta dada pela instituição na freguesia da Maia e também dar condições dignas de trabalho àqueles que se dedicam diariamente ao trabalho com um público tão especial”.

Na sua intervenção, a Secretária Regional assegurou que o Executivo está plenamente atento aos desafios enfrentados por estes utentes e pelas suas famílias, frisando a preocupação com o desenvolvimento de valências diferenciadas e multidisciplinares que permitam adaptar a resposta pública às várias necessidades das zonas em que são implantadas.

“Melhoram-se, deste modo, em quantidade, mas sobretudo em qualidade, estes serviços, os quais têm um enorme valor assistencial para as pessoas a quem se dirigem, mas que constituem uma grande ajuda às suas famílias”, salientou.

A Secretária Regional lembrou ainda que a preocupação do Governo dos Açores vai muito além da implementação de infraestruturas, havendo todo um conjunto de respostas e serviços desenvolvidos em articulação com áreas como a saúde, a educação ou a habitação, com instituições parceiras e, sempre que possível, com as autarquias locais.

Andreia Cardoso alertou ainda para a necessidade de partilha de responsabilidades entre todos os agentes sociais na salvaguarda de melhores condições de vida para estes utentes e, por conseguinte, para as suas famílias e/ou cuidadores, elogiou a disponibilidade de todas as entidades parceiras e garantiu que os progressos conseguidos nesta área terão continuidade, tomando a forma de outras estruturas e serviços diferenciados, conforme o compromisso assumido pelo Governo dos Açores.

O concurso público para a empreitada de construção do novo Centro de Atividades Ocupacionais da Maia foi hoje publicado em Diário da República.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: