segunda-feira, 27 de junho de 2016

Governo dos Açores aposta nas artes cénicas e no audiovisual junto das escolas, afirma Avelino Meneses

O Secretário Regional da Educação e Cultura afirmou hoje, na Horta, que “o desenvolvimento das artes cénicas, do cinema e, também, do audiovisual passa muito pelas escolas”, frisando que é na escola que “se define efetivamente tudo”.

Avelino Meneses, que falava aos jornalistas à margem da reunião do Conselho Regional de Cultura (CRC), adiantou que “muitas” das propostas que vão ser discutidas ao longo do dia pelos conselheiros “já foram concertadas” com esse fim no seio da Secretaria Regional que tutela.

Os membros do CRC, órgão consultivo do Governo dos Açores para os assuntos culturais, vão apreciar duas propostas de estratégia da Direção Regional da Cultura, sendo uma para o desenvolvimento das artes cénicas e outra para o audiovisual.

Avelino Meneses salientou o papel desempenhado um pouco por todo arquipélago pelas sociedades recreativas e casas do povo no desenvolvimento das artes cénicas, mas acentuou a necessidade de “uma maior itinerância” dos grupos de intervenção cultural para que “não haja tanta dissociação” entre o que se passa em S. Miguel e na Terceira das restantes ilhas.

A proposta do Governo, que aponta para uma duração de execução mínima de seis anos, estima que o desenvolvimento das artes cénicas nos Açores “pode proporcionar benefícios públicos, tanto a nível sociocultural, como a nível económico” e pretende, a curto e médio prazo, entre outros aspetos, contribuir para a formação dos jovens, captação de novos públicos e recrutamento de mais pessoas para a prática teatral.

Relativamente à estratégia para o audiovisual, Avelino Meneses referiu a necessidade de um trabalho em rede, quer ao nível dos departamentos governamentais e seus serviços dependentes, quer com entidades, designadamente a RTP/Açores, que, com a sua entrada em funcionamento no arquipélago, assegurou a realização e a exibição de cinema e séries próprias, ligando as ilhas separadas pelo mar que, agora, se espera, em conjunto com as questões das migrações e da interculturalidade, sirva de âncora a um festival de referência.

A estratégia para o cinema e audiovisual nos Açores deve, de acordo com a proposta da Direção Regional da Cultura, promover uma cultura “capaz de veicular e interpretar a realidade cultural, vivencial, económica e social, que permita e alicerce o desenvolvimento de uma produção e distribuição audiovisual açoriana, de forma realista e objetiva, partindo da nossa realidade, das estruturas e recursos técnicos e humanos, e os recursos financeiros possíveis”.

Anexos:
2016.06.27-SREC-ConselhoRegionalCultura.mp3

GaCS

Sem comentários: