quinta-feira, 9 de junho de 2016

Governo dos Açores congratula-se com distinção do Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas com o Prémio FAD de Arquitetura

O Secretário Regional da Educação e Cultura congratulou-se hoje com a distinção do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, obra desenhada por João Mendes Ribeiro, Francisco Vieira de Campos e Cristina Guedes, com o Prémio FAD de Arquitetura 2016.

Avelino Meneses, numa reação à atribuição deste galardão de reconhecido prestígio internacional aos projetistas do Centro de Artes Contemporâneas, ocorrida quarta-feira, em Barcelona, salientou que este prémio, à semelhança de um conjunto de outras distinções já alcançadas, coloca os Açores, ao nível das suas estruturas culturais, “num patamar de excelência”.

Para o Secretário Regional, a construção do Arquipélago – Centro de Artes Contemporânea, localizado na Ribeira Grande, em S. Miguel, demonstra o “acerto” de uma aposta que, nas suas diferentes vertentes, pelo que já levou a cabo e por aquilo que ainda pode desenvolver, se “pode considerar já ganha”.

Na cerimónia de entrega do prémio, o arquiteto Moisés Gallego, presidente do júri, considerou que o Arquipélago é “um projeto ambicioso em termos arquitetónicos", salientando que "a ampliação em dois volumes completa o edifício, mantendo a coerência entre as novas construções e a pré-existência do século XIX, a antiga fábrica de álcool e de tabaco".

"A forma cuidada de utilizar e conjugar os materiais contribui para a subtil alquimia, fazendo desta casa das artes um lugar acolhedor. A delicadeza que não põe em causa a complexa e forte identidade do lugar e a recuperação da arte de construir são algumas questões que devem ser destacadas num projeto que devolve a presença do passado ao presente e ao futuro", acrescentou.

Para o presidente do júri, nasceu na Ribeira Grande "um pólo de criação e cultura, direcionado ao incentivo das residências artísticas nacionais e internacionais, articuladas com toda a comunidade”.

O Prémio FAD de Arquitetura, fundado em 1958 pelo arquiteto Oriol Bohigas e concedido pela Foment de les Artes i el Disseny (FAD), de Barcelona, é considerado o prémio de arquitetura de referência para Portugal e Espanha, distinguindo obras localizadas na Península Ibérica e nas ilhas pertencentes aos dois países.

Na edição de 2016, o Prémio FAD contou com 416 candidaturas e, entre os 10 finalistas, estavam a concurso, para além do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, mais quatro projetos portugueses, nomeadamente o Museu Nacional dos Coches, dos arquitetos Paulo Mendes da Rocha e Ricardo Bak Gordon, o Mercado Municipal de Abrantes, da ARX – Portugal Arquitetos, a Casa de Oeiras, do arquiteto Pedro Domingos, e o Teatro-Auditório de Llinars del Valles, do arquiteto Álvaro Siza (com Aresta+GOP).

Anexos:
2016.06.09-SREC-PremioFAD AH.mp3

GaCS

Sem comentários: