quinta-feira, 9 de junho de 2016

Intervenção do Secretário Regional do Turismo e Transportes

Texto integral da intervenção do Secretário Regional do Turismo e Transportes, Vítor Fraga, proferida hoje, em Ponta Delgada, na cerimónia de assinatura de uma parceria entre o Governo dos Açores e a Microsoft:

"Promoção turística, empregabilidade e empreendedorismo.

Estas são as palavras-chave que hoje marcam esta iniciativa do Governo dos Açores com a Microsoft e que confirmam a nossa presença no futuro.

Hoje abrimos mais uma porta que nos leva a três destinos diferentes, mas complementares, já que esta parceria com a Microsoft assenta em três pilares que sustentam o desenvolvimento de 'startups', a promoção turística da Região e a criação de Academias Microsoft nos Açores.

O Governo dos Açores constrói hoje mais um alicerce daquela que tem sido a sua estratégia política rumo ao crescimento económico e de coesão social, à qualificação dos recursos e à excelência dos Açores enquanto destino turístico.

Por um lado, ao abranger a área do empreendedorismo nesta parceria, através da adesão ao programa BizSpark, da Microsoft, avançamos em direção à modernização da nossa economia, à inovação e desenvolvimento sustentável das nossas empresas e à criação de empresas criativas e inovadoras, garantindo um conjunto de sinergias e parcerias que as colocam num patamar efetivamente competitivo à escala mundial.

Por outro, os Açores veem hoje, uma vez mais, reforçada a sua presença nos mercados turísticos mundiais, dado que se garante a sua presença em canais digitais, como é o caso dos tão familiares Skype ou MSN, a que acede um elevado número de visitantes e utilizadores online.

Este é, assim, mais um importante contributo para a consolidação de uma trajetória de crescimento sustentado do setor do turismo, impulsionador do desenvolvimento económico da Região.

Os Açores veem também hoje, e uma vez mais, garantida a excelência da qualificação dos nossos jovens, adequada e ajustada à realidade dos mercados de trabalho emergentes e, por isso, garante de uma maior empregabilidade.

A integração das IT Microsoft Academies em alguns dos nossos currículos escolares e académicos constitui uma oportunidade para que os nossos jovens adquiram 'know how' especializado em tecnologias da informação e obtenham ainda uma formação qualificada e uma certificação reconhecida à escala mundial, que exponencia a integração ou reinserção no mundo do trabalho.

Com as Academias Microsoft abrem-se janelas ao conhecimento especializado, adaptado às necessidades das organizações e consubstanciado em três áreas, alinhadas com as ferramentas da UNESCO, no âmbito das competências do séc. XXI: a área da produtividade, a área das ciências da computação e a área das infraestruturas de tecnologias da informação.

A formação nestas áreas possibilita que os nossos jovens adquiram diferentes níveis de certificação, como é o caso do Microsoft Office Specialist, do Microsoft Technology Associate ou, até, do Microsft Certified Professional, juntando, assim, à sua formação escolar ou académica mais um nível de certificação.

Consciente de que a aposta na qualificação e na formação é essencial, o Governo dos Açores surge hoje como promotor e facilitador da implementação das IT Academies nos Açores.

Procuramos, assim, reforçar as competências e melhorar a qualificação profissional dos alunos açorianos em matéria de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), já que acreditamos que o estabelecimento de parcerias com empresas tecnológicas que são referência à escala global, como é o caso da Microsoft, pode gerar a partilha de conhecimento especializado em TIC e potenciar a reconversão profissional e a certificação, contribuindo para uma maior empregabilidade na área tecnológica.

É neste sentido que pretendemos fomentar a adesão de entidades regionais com responsabilidades formativas na Região ao programa Microsoft IT Academy, garantindo as condições para a realização dos exames para a obtenção de certificações Microsoft, contribuindo para o aumento da qualificação e o reforço da formação em tecnologias da informação e promovendo assim a especialização do capital humano nesta área de elevada empregabilidade.

O papel do Governo dos Açores é, não só no caso das IT Academies, mas também no caso do Programa BizSpark e da Promoção Turística, garantir que são criadas as condições para a promoção de parcerias e a criação de ambientes, através dos quais e nos quais, tanto os estudantes, como os agentes do turismo e ainda as nossas empresas em geral possam mover-se e crescer confortavelmente, na certeza de que o seu trabalho e o seu investimento serão, a médio prazo, reconhecidos, quer através da criação de valor e riqueza, quer através da sua colocação no mercado de trabalho.

Como é do conhecimento de todos, temos vindo a realizar um esforço considerável na promoção diferenciada dos Açores enquanto destino turístico que oferece experiências únicas e inesquecíveis.

Assim, para que tal objetivo seja reforçado e tenha ainda maior impacto na nossa economia, estamos convencidos que o caminho deve ser o da aposta cada vez maior na promoção digital.

Nos dias de hoje, para a maioria dos clientes, a decisão é tomada com base na informação consultada na Internet e o processo de compra baseado em serviços B2B e B2C, ou seja, o desafio é ganharmos o nosso espaço no digital.

Hoje, consolidamos esta opção. Com a criação do canal dos Açores no MSN.pt, que estará disponível nos próximos dias, damos mais um importante passo que nos permite chegar a cerca de 48 milhões de 'pageviews' anuais.

São 48 milhões de contactos que fazemos de uma forma cómoda e eficaz, proporcionando aos nossos potenciais visitantes a informação necessária e assim potenciando a venda, quer por via do digital, quer por via dos meios tradicionais.

Mais Açores na 'web' é sinónimo de potenciar a criação de mais valor para a nossa economia.

Acreditamos, pois, que a associação a uma grande empresa como a Microsoft vai ajudar a posicionar-nos num patamar de elevado valor.

Termino acrescentando que é com enorme satisfação que hoje participo nesta iniciativa, à semelhança de outras que o Governo dos Açores tem vindo a levar a cabo, com o objetivo de assumirmos cada vez mais uma posição de liderança em áreas estratégicas para o desenvolvimento da Região.

O nosso querer, a nossa ambição e a nossa determinação coloca-nos hoje num patamar de qualificação e valorização dos nossos recursos humanos que permite que os mesmos sejam reconhecidos pela sua competência.

O Governo dos Açores, em parceria com a Microsoft, coloca assim à disposição dos Açorianos mais e melhores ferramentas de promoção do Destino Açores, de desenvolvimento de 'startups' e de criação de Academias Microsoft nos Açores, que contribuirão para o enriquecimento escolar e académico daqueles que irão usufruir das mesmas.

Convido assim todos os Açorianos tirar partido destas ferramentas que passam a estar ao dispor de todos.

Obrigado.”



GaCS

Sem comentários: