terça-feira, 21 de junho de 2016

Investimento do Governo dos Açores em infraestruturas agrárias beneficia 2.330 explorações

O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente revelou hoje, na Graciosa, que o investimento de mais de 5,7 milhões de euros feito pelo Governo dos Açores em caminhos, abastecimento de água e eletrificação já beneficiou nesta legislatura 2.330 explorações agrícolas localizadas em Perímetros de Ordenamento Agrário da Região (POA).

Luís Neto Viveiros falava à margem da apresentação e visita à obra do Caminho Agrícola Canada Jorge Nunes, adjudicada por cerca de 400 mil euros à empresa Domusplanet, no POA de Santa Cruz/Guadalupe.

Trata-se, frisou o Secretário Regional, de uma obra em execução de importância significativa para a Graciosa, dando cumprimento ao programa e aos compromissos assumidos pelo Governo nesta ilha.

O projeto prevê a intervenção numa extensão superior a 1.000 metros, com abastecimento de água, posto de bombagem, conduta elevatória, reservatório de 250 m3 e ramais às explorações.

O titular da pasta da Agricultura anunciou ainda neste encontro, em que participaram as associações de agricultores e de jovens agricultores graciosenses, a abertura de procedimento para a realização do projeto de ligação da Canada das Relheiras à Estrada Regional.

Além deste investimento executado através da IROA em Perímetros de Ordenamento Agrário da Região, o Executivo açoriano procedeu também à intervenção por administração direta ou por adjudicação nos caminhos rurais sob gestão dos Recursos Florestais.

A aposta nas infraestruturas de ordenamento agrário e rural é, além de um instrumento de promoção do desenvolvimento nas zonas rurais, essencial à competitividade da produção regional.

A construção e beneficiação destas infraestruturas constituem um compromisso do Governo dos Açores, contribuem para a redução dos custos de exploração e o impacto da pegada ecológica, assim como para a segurança dos trabalhadores agrícolas e dos seus utilizadores, em geral.

Anexos:
2016.06.21-SRAA-CaminhoAgrícola .mp3

GaCS

Sem comentários: