sábado, 18 de junho de 2016

Luís Neto Viveiros destaca medidas implementadas nos Açores para o setor agrícola

O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente destacou, em S. Jorge, as medidas e ajudas extraordinárias criadas pelo Governo dos Açores para apoiar o setor agrícola e, em particular, a fileira do leite, face ao contexto internacional de dificuldades de escoamento.

“O Governo dos Açores criou apoios extraordinários e procura constantemente soluções e medidas que ajudem a minimizar os impactos negativos provocados pelo atual momento de crise nos mercados internacionais”, afirmou Luís Neto Viveiros, que falava sexta-feira na abertura da Feira Agrícola de S. Jorge.

Na sua intervenção, salientando que estes apoios não substituem a necessidade da Comissão Europeia tomar medidas para um problema que é europeu,  destacou o programa de reestruturação do setor, o SAFIAGRI III e o Agrocrédito, entre outros.

Relativamente a esta linha de crédito, o Secretário Regional adiantou que “já permitiu apoiar o financiamento bancário a mais de 40 agricultores e um montante de crédito de cerca de um milhão e meio de euros”.

O titular da pasta da Agricultura salientou também que o SAFIAGRI III, já em vigor, “disponibiliza aos agricultores um apoio de 30% dos encargos financeiros bancários”, permitindo “aliviar os seus encargos, numa altura de maior dificuldade”.

“Podem contar com Governo dos Açores para trabalhar arduamente e encontrar as melhores soluções para os vossos, que também são os nossos, problemas”, assegurou Luís Neto Viveiros, que destacou a “vitalidade do setor agrícola”.

Para o Secretário Regional, que salientou a excelência do leite e da transformação em S. Jorge, o certame que este fim-de-semana decorre nesta ilha “é prova da vitalidade do setor” e do “papel de destaque que assume no seio do tecido socioeconómico açoriano”.

Na sessão de abertura da feira, Luís Neto Viveiros entregou ainda à aluna Laura Góis, da EB1/JI das Velas, o primeiro prémio do concurso escolar ‘Os animais também sentem’, promovido pelas direções regionais da Educação e da Agricultura.

Este concurso, desenvolvido no âmbito do Plano Regional de Leitura e da campanha contra o abandono dos animais, propôs aos alunos do 4.º ano do ensino básico da Região a produção de trabalhos artísticos, nas vertentes de escrita e banda-desenhada.

Anexos:
2016.06.17-SRAA-FeiraSãoJorge.mp3

GaCS

Sem comentários: