terça-feira, 21 de junho de 2016

Presidente do Governo destaca potencial do Turismo de Natureza no combate à sazonalidade

O Presidente do Governo inaugurou hoje a Grande Rota da Graciosa, a quarta existente nos Açores, que se integra na estratégia de criação de uma oferta ligada ao Turismo de Natureza destinada a minimizar a sazonalidade deste setor na Região.

Esta nova Grande Rota, segundo Vasco Cordeiro, “corresponde ao cumprimento de um compromisso que foi assumido e que diz respeito ao enriquecimento e à diversificação da oferta turística regional, em especial no que tem a ver com o contributo que o Turismo de Natureza pode dar para a diminuição da sazonalidade”.

A Grande Rota da Graciosa, com aproximadamente 40 quilómetros de extensão, junta-se, assim, às Grandes Rotas já existentes no Faial, em Santa Maria e em São Jorge e, futuramente, nas Flores.

No segundo dia da visita estatutária à Graciosa, o Presidente do Governo destacou a aposta significativa que tem sido feita ao nível dos trilhos pedestres no arquipélago, onde existem cerca de oito dezenas de trilhos homologados, numa extensão superior a 800 quilómetros.

“A importância destes trilhos ajuda a este movimento de crescimento do turismo que se tem verificado de forma mais significativa nos últimos tempos”, salientou Vasco Cordeiro, apontando o exemplo da Graciosa, onde, entre janeiro e abril deste ano, em comparação com o mesmo período de 2015, o número de dormidas cresceu mais de 20 por cento.

Ainda nesta ilha, desde o início da legislatura, regista-se um crescimento de cerca de 60,5 por cento do número de dormidas no inverno, destacou o Presidente do Governo, ao salientar que este trabalho em relação à atenuação da sazonalidade tem tradução prática também na concretização de projetos como a Grande Rota hoje inaugurada.

Na sua intervenção, Vasco Cordeiro adiantou, por outro lado, que o Governo pretende retirar mais benefícios da classificação que a ilha ostenta de 'Reserva da Biosfera', uma vez que este estatuto liga-se na perfeição com a estratégia definida para o turismo dos Açores.

Nesse sentido, destacou áreas como o birdwatching, o turismo subaquático e os trilhos pedestres, que constituem os alicerces a partir dos quais se terá as condições para avançar no reforço e desenvolvimento deste setor na Graciosa.

Anexos:
2016.06.21-PGR-GrandeRotaGraciosa.mp3

GaCS

Sem comentários: