quinta-feira, 30 de junho de 2016

Programa de Intervenção no Cancro na Cavidade Oral nos Açores (PICCOA) permitirá avaliação precoce de risco

O Secretário Regional da Saúde anunciou, em Ponta Delgada, que o despacho que aprova o Programa de Intervenção no Cancro na Cavidade Oral nos Açores (PICCOA) foi hoje publicado em Jornal Oficial, salientando que este programa visa “a avaliação precoce de risco de cancro oral, especialmente nos grupos considerados de risco”.

Luís Cabral, que falava no Hospital do Divino Espírito Santo, na apresentação do PICCOA, frisou que, pelo facto de “não existirem caraterísticas que recomendem a implementação de um rastreio populacional organizado, torna-se adequado implementar medidas de prevenção secundárias”.

“Os grupos considerados de risco nesta situação são, por exemplo, os fumadores, os consumidores em excesso de álcool, os que têm histórico de cancro oral em familiares e a exposição ao sol, entre outros mais específicos que, normalmente, são acompanhados por maus hábitos de higiene oral”, adiantou o Secretário Regional.

O desenvolvimento do PICCOA vai decorrer com o envolvimento de todas as Unidades de Saúde do Serviço Regional de Saúde, sob a coordenação do Centro de Oncologia dos Açores.

Luís Cabral salientou que esta medida vem dar resposta à “incidência de 57 novos casos por ano registados nos Açores de cancro na cavidade oral e a uma mortalidade de 19 casos por ano, pelo que se torna fundamental tomar as medidas preconizadas, como este programa agora aprovado”. 

“Esta é mais uma medida no combate ao cancro que o Governo dos Açores vai implementar, recorrendo, para isso, aos recursos humanos do Serviço Regional de Saúde”, afirmou o titular da pasta da Saúde.

“Estamos certos de que esta será, certamente, mais uma excelente iniciativa do Centro de Oncologia dos Açores, na prevenção da doença oncológica", afirmou Luís Cabral.


Anexos:


GaCS

Sem comentários: