sexta-feira, 3 de junho de 2016

Rodrigo Oliveira defende reforço das relações entre os Açores e o Havai

O Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas afirmou, em Honolulu, que os Açores e o Havai têm "todas as condições" para reforçar e fortalecer o seu relacionamento, "em homenagem aos emigrantes açorianos e ao seu papel no desenvolvimento" deste arquipélago do Pacífico.

“Penso, por isso, que este encontro com o Governador do Havai tem um profundo significado institucional e político”, frisou Rodrigo Oliveira, que falava quinta-feira no final de uma reunião com David Ige, que decorreu na State House do Havai.

“Tive a oportunidade de transmitir, em nome do Presidente do Governo dos Açores e, também, do Povo Açoriano, uma saudação muito calorosa e fraterna ao Governador David Ige e ao Povo do Havai” salientou o Subsecretário Regional, acrescentando que entregou ao Governador do Havai uma carta de Vasco Cordeiro com um convite para que visite a Região Autónoma dos Açores.

No encontro, segundo Rodrigo Oliveira, “foram abordados temas como as energias renováveis, em especial a geotermia, que é uma fonte usada tanto nos Açores como no Havai, mas também a proteção civil, as boas práticas ao nível do turismo sustentável ou ainda as políticas relativas ao mar e às pescas”.

A potencialidade de cooperação ao nível de instituições universitárias e de investigação, nomeadamente na vulcanologia e sismologia, e ainda em áreas como a aquacultura esteve também em análise nesta reunião com o Governador do Havai. 

Os Açores e o Havai são estados-irmãos desde inícios dos anos 80, uma ligação institucional que, segundo Rodrigo Oliveira, “encontra agora a vontade política para ser reforçada, sendo importante salientar neste contexto o apoio e o trabalho que a Direção Regional das Comunidades tem tido ao longo dos anos com as associações portuguesas do Havai”.

“Não tenho dúvidas de que poderemos renovar uma cooperação que se funda na História e na amizade entre os nossos Povos, mas também num conjunto de caraterísticas que nos são comuns e que derivam, por exemplo, do facto de sermos arquipélagos de ilhas distantes e isoladas nos oceanos Atlântico e Pacífico, com muito mar, regiões vulcânicas e sísmicas, mas também ilhas com uma notável biodiversidade, com uma grande riqueza cultural e natural”, salientou o Subsecretário Regional.

Ainda na quinta-feira, Rodrigo Oliveira visitou a Portuguese Genealogical & Historical Society of Hawaii, fundada em 1981 com a missão de pesquisar e divulgar as origens familiares portuguesas no Havai, tendo reunido com o seu presidente, Dan Nelson.

Esta instituição disponibiliza uma biblioteca com registos consulares, livros sobre genealogia e relativos aos Açores, muitos deles oferecidos pela Direção Regional das Comunidades, dispondo ainda de uma base de dados com mais de 270 mil havaianos de origem portuguesa, na sua grande maioria descendentes de açorianos oriundos da ilha de São Miguel.

"Apraz-nos registar esta vontade de conhecer as origens, mesmo com esta considerável distância geográfica e temporal, sendo um motivo de orgulho saber que existem milhares de pessoas que se identificam com os Açores", afirmou Rodrigo Oliveira.

Neste primeiro dia da visita oficial ao Havai, Rodrigo Oliveira visitou também a Irmandade do Espírito Santo da Santíssima Trindade, fundada em 1891, em Punchbowl, zona onde muitos dos primeiros açorianos se fixaram em finais do século XIX e com diversas artérias com nomes ligados a Portugal.

Esta irmandade, que celebrou recentemente o seu 125.º aniversário, realiza a sua Festa do Espírito Santo com uma missa de coroação e uma procissão, que inclui um andor em honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres, seguida de almoço, onde são servidas carne, massa sovada e malassadas.

Antes de partir para a ilha de Maui, o Subsecretário Regional visitou ainda o Monumento aos Portugueses no Havai, construído em 1985 no coração do bairro institucional de Honolulu, capital do Havai, em reconhecimento e homenagem ao papel dos portugueses no desenvolvimento deste estado norte-americano.

O Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas participa hoje, na ilha de Maui, na cerimónia de inauguração do Heritage Hall, organizado pela Portuguese Association of Maui, tendo também uma reunião com o Mayor do Condado. 



GaCS

Sem comentários: