sábado, 4 de junho de 2016

Rodrigo Oliveira destaca importância do fortalecimento das relações entre os espaços da Diáspora

O Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas afirmou, no Havai, que é “um desígnio das novas gerações” o contínuo fortalecimento das relações entre os diversos espaços da diáspora, não apenas para “honrar a coragem e a determinação dos emigrantes açorianos", mas também para "fortalecer a identidade cultural das nossas comunidades, valorizando e projetando os Açores de hoje".

“A comunidade portuguesa do Havai, na sua maioria descendente de Açorianos, é um exemplo de como os cerca de 12 mil quilómetros de distância que separam os nossos arquipélagos não apagam o orgulho nas origens, nem as tradições e costumes que nos identificam em tantas partes deste mundo, como o Culto do Espírito Santo", frisou Rodrigo Oliveira, que falava sexta-feira, em Maui, na inauguração do Heritage Hall, cerimónia que reuniu mais de uma centena de pessoas.

Para Rodrigo Oliveira, "a geografia não pode constituir-se como barreira a uma estimulante relação de trabalho em prol das comunidades de açordescendentes, como aquelas que, ainda hoje, passado mais de um século da chegada dos pioneiros a estas ilhas no meio do Pacífico - que, por vezes, tanto nos lembram os Açores -, se identificam orgulhosamente com a Região”.

O Heritage Hall, organizado pela Portuguese Association of Maui, é “um exemplo de determinação, um local privilegiado para a afirmação da nossa comunidade, para a preservação da nossa identidade e para a divulgação dos nossos valores históricos e culturais”.

Nesse sentido, salientou que a cerimónia de inauguração “constitui um marco de relevante importância no percurso histórico da emigração açoriana, que tem na sua comunidade no Havai a sua expressão no oceano Pacifico”.

Na sua intervenção, numa cerimónia que contou com a presença das mais relevantes entidades do Maiu, como o Mayor Arakua, bem como o Bispo de Honolulu, Larry Silva, o Subsecretário Regional recordou que as relações entre os Açores e o Havai remontam ao século XIX com a emigração de milhares de açorianos para terras das então denominadas Ilhas Sandwich, frisando que a manutenção das tradições culturais e religiosas, a influência dos Açores na gastronomia havaiana, assim como na arquitetura e nas artes, “representa a afirmação da comunidade emigrada e a força intemporal da ligação às suas raízes”, mas também comprova que o que aproxima, hoje, os dois arquipélagos “é muito mais do que o que os separa”.

“Mesmo com a distância entre as nossas ilhas, será possível criarmos sinergias, concretizarmos projetos de interesse comum e valorizarmos o que temos de melhor”, afirmou Rodrigo Oliveira, para quem “as semelhanças entre os dois arquipélagos, quer pelas suas posições estratégicas marítimas em dois importantes oceanos, quer pela singularidade geográfica, colocam desafios comuns”.

“São muitas as particularidades das nossas ilhas que podem ser aprofundadas, sendo que a comunidade portuguesa aqui residente desempenha um importante papel nesse objetivo. Para além do seu meritório trabalho em defesa da cultura Açoriana, na sua preservação e divulgação, podem ser verdadeiros embaixadores da nossa Região aqui, como em qualquer parte do mundo”, afirmou Rodrigo Oliveira.

Nesta deslocação ao Havai, o Subsecretário Regional reuniu-se ainda com o Mayor do  Condado de Maui, Alan Arakaua, com quem abordou as políticas no âmbito da promoção de fontes renováveis de energia nos arquipélagos dos Açores e do Havai, e visitou a Kula Holy Ghost Church.

Kula, uma localidade escolhida por muitos Açorianos entre finais do século XIX e princípios do século XX, acolhe anualmente na sua Igreja, no dia de Pentecostes, as Festas do Espírito Santo organizadas pela comunidade portuguesa, que reúnem centenas de descendentes de Açorianos residentes em várias ilhas do Havai.



GaCS

Sem comentários: