sábado, 4 de junho de 2016

Secretário Regional da Educação e Cultura presente no lançamento de livros açorianos na 86.ª Feira do Livro de Lisboa

O Secretário Regional da Educação e Cultura, Avelino Meneses, está presente, hoje e domingo, no âmbito da 86.ª Feira do Livro de Lisboa, nas sessões de apresentação dos livros "O arquipélago dos Açores no século XVII – aspetos sócio-económicos (1575-1675)", "Onde Sequer o Luar" e "O Ciclone e a Ilha".

A apresentação do segundo volume das obras completas de Maria Olímpia da Rocha Gil, prevista para as 20H00 de hoje, no auditório da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, estará a cargo do historiador e docente universitário João Teles e Cunha.

Trata-se de uma reedição da Secretaria Regional da Educação e Cultura revista e com nota introdutória de Artur Teodoro de Matos.

Olímpia Gil, natural da Horta, é, segundo Teodoro de Matos, uma historiadora de referência nos estudos económicos dos séculos XVI e XVII portugueses e, sobretudo, açorianos, sendo autora de diversos estudos, maioritariamente sobre temática açoriana.

"O Arquipélago dos Açores no século XVII" foi a sua principal obra, mas existem ainda vários outros estudos, que se encontram dispersos por livros coletivos, revistas e atas de congressos, que constituirão o terceiro volume das suas obras.

Esta noite, pelas 22H00, o cantautor João da Ilha, natural da ilha Terceira, vai atuar no Palco Laranja, no recinto da Feira, junto ao stand dos Açores.

No domingo, Avelino Meneses estará presente, pelas 19H00, na apresentação, a cargo do escritor açoriano Nuno Costa Santos, e no lançamento dos livros  "Onde Sequer o Luar", de Leonardo Sousa, e "O Ciclone e a Ilha", de Fraga Goulart, que constituem os volumes 4 e 5 da coleção de Literatura LABJOVEM – Jovens Criadores dos Açores, editada pela Direção Regional da Cultura.

Esta coleção é o resultado dos trabalhos selecionados pelos júris de Literatura do LABJOVEM, um projeto bianual do Governo Regional dos Açores, através da Direção Regional da Juventude, e organizado pela Associação Cultural Burra de Milho.

Leonardo Sousa, autor de "Onde Sequer o Luar", nasceu e reside em Ponta Delgada, tendo já publicado, em 2013, a obra "Há-de flutuar uma cidade no crepúsculo da vida", uma  coletânea de poemas e prosa poética.

Por sua vez, Fraga Goulart, autor de "O Ciclone e a Ilha", natural do Faial, vive atualmente na China, onde se encontra a concluir os estudos em Mandarim e Literatura Chinesa na Universidade de Nanjing.

Na noite de domingo, pelas 20H30, a cantautora açoriana Sara Cruz irá atuar no Palco Laranja.

O principal objetivo da participação  dos Açores na Feira do Livro de Lisboa, um certame que se estima seja visitado por cerca de meio milhão e pessoas, consiste na divulgação de obras de temáticas ou de autores açorianos, sendo diversos os editores representados no Pavilhão Cultura Açores.

Neste pavilhão, que ocupa três stands, para além da Direção Regional da Cultura, estão presentes a Amigos dos Açores - Associação Ecológica, Associação Os Montanheiros, Azorina, Centro Regional de Apoio ao Artesanato, Companhia das Ilhas, Geotrota, Instituto Açoriano de Cultura, Instituto Cultural de Ponta Delgada, Instituto Histórico da Ilha Terceira, e Jorge Barros, Produções Audiovisuais.

Os municípios de Angra do Heroísmo, Horta e Santa Cruz da Graciosa também estão presentes neste pavilhão, assim como o Núcleo Cultural da Horta, OMA – Observatório do Mar dos Açores, Publiçor, Sociedade Afonso Chaves, Turiscom, Turismo dos Açores, Universidade dos Açores, Ver Açor e Yolanda Corsépius.

O Pavilhão Cultura Açores da 86.ª Feira do Livro de Lisboa pode ser visitado de segunda a sexta-feira e vésperas de feriado das 12h30 às 24h00, aos sábados das 11h00 às 24h00 e aos domingos e feriados das 11h00 às 23h00.



GaCS

Sem comentários: