quarta-feira, 22 de junho de 2016

Temporada Artística dedica segundo fim de semana à música de câmara

O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Educação e Cultura, promove sábado, 25 de junho, pela 21H30, no âmbito da Temporada Artística 2016, a realização de três eventos integrados no segundo fim de semana dedicado à música de câmara.

No Museu Municipal das Lajes das Flores terá lugar a realização do concerto “Ecos Harmónicos”, com Amâncio Cabral (violino), Emanuel Neto (clarinete), Francisca Vilela (viola-d’arco), Lívio Dias (oboé), Raquel Machado (piano) e Teresa Carvalho (violoncelo), que interpretarão peças de Stamitz, Mozart e Dvořák.

Este projeto musical pretende dar continuidade a uma experiência musical iniciada na Temporada Artística de 2015, que visa explorar o grande repertório camerístico para clarinete, cordas e piano, alargando-se, neste concerto nas Lajes das Flores, também ao oboé.             

Na Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, na Horta, decorrerá um concerto subordinado ao tema “Professor e Discípulo”, cujo diversificado programa se centra na interpretação de obras para flauta solo, flauta e piano e para duas flautas e piano, pretendendo-se alcançar uma certa fusão entre a riquíssima experiência artística de Yuriy Pankiv e a jovem visão da arte de interpretar da aluna Ana Maria Castro Ferreira, acompanhados pela pianista Nataliya Atamas Silva.

Na Igreja do Colégio, em Ponta Delgada, terá lugar o concerto “Viagem Musical pela Europa: do Reino Unido à Rússia, via Alemanha”, com Irina Semenöva (piano), Grigori Spektor (violino), Natália Ferraz (violoncelo), Natália Zhylkina (violino), Pasquale Sansanelli (viola-d’arco).

O programa deste concerto apresenta obras de Rheinberger, Elgar e Schnittke, numa caleidoscópica viagem através de diversos estilos musicais, iniciando-se com a atmosfera do romantismo tardio alemão, visitando depois as paisagens imaginosas da Inglaterra vitoriana e terminando na época soviética, num ambiente eclético.  

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónicowww.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: