terça-feira, 21 de junho de 2016

Vasco Cordeiro destaca opção política de apoiar a Habitação numa legislatura desafiante

O Presidente do Governo dos Açores destacou hoje a opção política do Executivo Regional de afetar recursos financeiros substanciais para a área do apoio à Habitação, um esforço desenvolvido durante esta legislatura marcada por muitos desafios e solicitações de diversa ordem.

“O facto de sermos uma Região que apoia os Açorianos neste direito básico a uma habitação condigna deve ser motivo de orgulho”, afirmou Vasco Cordeiro, que falava na cerimónia de autorização de 15 processos de reabilitação degradada na Graciosa, num investimento público de cerca de 300 mil euros.

Na atual legislatura, o volume de investimento global no âmbito da Habitação atinge cerca de 60 milhões de euros, permitindo que mais de 4.500 famílias açorianas tenham sido apoiadas deste o final de 2012.

Para este ano de 2016, a área da Habitação e da Renovação Urbana tem afeto um montante global de cerca de 22 milhões de euros.

“Este motivo de orgulho não tem a ver com os números em si próprios, mas porque, assim, se dá expressão prática ao valor da solidariedade, que não pode deixar de estar presente nos dias de hoje”, salientou Vasco Cordeiro.

No segundo dia da visita estatuária à Graciosa, o Presidente do Governo sublinhou que, no caso concreto desta ilha, há um histórico de uma grande intensidade de apoio à recuperação de habitação degradada.

“Se a estes 15 processos juntarmos mais 71 que foram autorizados ao longo desta legislatura, assim como os apoios que se integram no acordo com a Câmara Municipal de Santa Cruz, estamos a falar de um investimento público no apoio à recuperação de habitação que é de cerca de dois milhões de euros”, anunciou.

Durante o dia de hoje, Vasco Cordeiro visitou ainda a obra de reabilitação da estrada regional n.º 1-2.ª, no troço entre a Limeira e o Porto Afonso, um investimento de cerca de um milhão de euros, numa extensão de total de 10 quilómetros, que se enquadra na aposta do Governo dos Açores em melhorar a rede viária da ilha Graciosa.

Anexos:
2016.06.21-PGR-HabitaçãoDegradada.mp3

GaCS

Sem comentários: