segunda-feira, 27 de junho de 2016

Vasco Cordeiro felicita equipa açoriana que venceu a European CanSat Competition

O Presidente do Governo dos Açores felicitou hoje a equipa ENTA Team SAT2, da Escola de Novas Tecnologias dos Açores, que venceu a European CanSat Competition 2016, realizada durante o fim de semana em Torres Vedras.

 “Ao vencer equipas representantes de vários países, a ENTA Team SAT2 prestigiou o nome da Região Autónoma dos Açores numa competição europeia, provando que, com trabalho, dedicação e espírito de equipa, podemos ombrear com os melhores nas mais diversas áreas, como é também o caso da ciência”, salientou Vasco Cordeiro.

Na mensagem de felicitações enviada a todos os que estiveram envolvidos nesta vitória, o Presidente do Governo considerou, ainda, que esta conquista é “um forte motivo de inspiração para que os jovens Açorianos acreditem que é sempre possível vingar nos projetos em que se envolvem”.

O CanSat é um projeto educativo da Agência Espacial Europeia (ESA) que pretende proporcionar aos jovens estudantes a primeira experiência na área da tecnologia aeroespacial, tendo como objetivo a construção de um modelo funcional de um microssatélite em que todos os sistemas são integrados no volume de uma lata de refrigerante.

O projeto de minissatélite da ENTA Team SAT2 envolveu o estudo da radiância solar para avaliação de condições de aproveitamento de energia fotovoltaica em missões espaciais, a garantia da sobrevivência e recuperação do minissatélite através de geolocalização por GPS e, ainda, a conceção de um sistema de cápsula protetora flexível para amortecimento do impacto na aterragem.

Para além da equipa açoriana, que representou Portugal na sequência da vitória na competição nacional, participaram neste concurso equipas da Grécia, Itália, Espanha, Polónia, República Checa, Alemanha, Irlanda, Holanda, Noruega, Finlândia, Reino Unido, Roménia e Dinamarca.



GaCS

Sem comentários: