quinta-feira, 9 de junho de 2016

Vasco Cordeiro reivindica apoio suplementar para os Açores junto do Comissário Europeu da Agricultura

O Presidente do Governo reivindicou hoje, na reunião que manteve com o Comissário Europeu da Agricultura, um apoio suplementar a atribuir aos Açores no âmbito do POSEI, para ajudar os produtores de leite da Região, face à situação que se vive no setor.

“O que é necessário estabelecer é questão de princípio, ou seja, os Açores necessitam de um apoio suplementar para fazer face a esta situação de crise do setor leiteiro”, afirmou Vasco Cordeiro, após o encontro com Phil Hogan, que decorreu em Santarém.

Nesta reunião de trabalho, segundo o Presidente do Governo, foram abordadas matérias que constituem “boas pistas de trabalho”, nomeadamente a possibilidade das indústrias açorianas integrarem missões empresariais no âmbito da União Europeia.

“Há um trabalho que será feito e continuaremos a insistir em algumas medidas que são fundamentais, nomeadamente a questão de um apoio suplementar no âmbito do POSEI, um instrumento de grande importância para ajudar a lidar com as especificidades dos Açores”, frisou Vasco Cordeiro.

Em declarações aos jornalistas na Feira Nacional de Agricultura, onde acompanhou o Comissário Europeu e o Ministro da Agricultura, Capoulas Santos, numa visita ao pavilhão da Associação Agrícola de São Miguel, o Presidente do Governo adiantou, por outro lado, que teve oportunidade de voltar a convidar Phil Hogan a visitar os Açores para conhecer a realidade e as especificidades da Região, que derivam do distanciamento e da insularidade.

Existe uma diferença de diagnóstico entre o Executivo Regional e a Comissão Europeia sobre as causas da situação do setor leiteiro, disse o Presidente do Governo, reafirmando que o problema não está na produção, mas sim na componente da comercialização e da exportação de produtos lácteos.

“É aí que se deveria centrar o grande esforço da Comissão Europeia”, preconizou Vasco Cordeiro, considerando que se verificam, atualmente, fragilidades quanto à capacidade da Comissão Europeia de controlar um aumento de produção, não reconhecendo ainda que a abolição do regime de quotas levou, em grande medida, a essa situação, agravada, substancialmente, com o embargo russo e com a diminuição do consumo de produtos lácteos em mercados emergentes.

O Governo dos Açores, face à atual conjuntura, aprovou, no final de 2015, um pacote de medidas específicas de apoio ao setor leiteiro, que ascenderam a cerca de cinco milhões de euros, montante superior ao total de ajudas que a União Europeia atribuiu a todo o país.

Recentemente, o Governo implementou também um Programa de Reestruturação do Setor Leiteiro, que inclui uma compensação financeira aos produtores de leite da Região que pretendam abandonar definitiva e integralmente a produção.

Foi, também, criada uma linha designada de SAFIAGRI III, que permite ao agricultores contar com uma participação pública dos juros relativos a empréstimos destinados à atividade agrícola, assim como a AGROCRÉDITO, uma linha de crédito no montante de cerca de 30 milhões de euros, destinada ao fortalecimento do fundo de maneio das explorações através da bonificação de juros.

Anexos


 

GaCS

Sem comentários: