terça-feira, 5 de julho de 2016

Avelino Meneses afirma que resultados de Matemática no 1.º ano de escolaridade trazem "grande alento"

O Secretário Regional da Educação e Cultura manifestou hoje, em Vila Franca do Campo, satisfação pelos resultados alcançados, nos Açores, pelos alunos do 1.º ano de escolaridade ao nível da disciplina de Matemática.

Avelino Meneses, que falava na ação de formação 'RE…pensar o Ensino da Matemática: Dinâmicas de Promoção do Sucesso Escolar', sublinhou que os resultados alcançados no primeiro ano de implementação do projeto 'Prof DA', professores especializados em dificuldades de aprendizagem, “trazem-nos grande alento”.

Neste “curto” espaço de tempo, segundo Avelino Meneses, são “evidentes as melhorias na aprendizagem, expressas no decréscimo de 17 para 10% e de 26 para 21% nas menções de insuficiente e de suficiente, respetivamente, e no acréscimo de 30 para 33% e de 28 para 36% das menções de bom e muito bom”.

“Ficamos, naturalmente, muito entusiasmados quando verificamos os bons resultados do nosso trabalho”, frisou o titular da pasta da Educação, que se manifestou “cada vez mais” convicto de que “a solução” para o problema do insucesso escolar nos Açores “passa essencialmente pela melhoria dos sistemas de apoio aos alunos”.

Para Avelino Meneses, quanto “mais cedo” esse apoio ocorrer “melhor”, já que se “evita a conversão da dificuldade precoce em dificuldade irreversível, para que também a transição de ano seja acompanhada pelo necessário progresso das aprendizagens”.

Na sua intervenção, perante uma centena e meia de formandos que. ao longo do ano letivo de 2015/2016, trabalharam em particular a disciplina de Matemática, o Secretário Regional da Educação e Cultura relembrou que os estudantes “são o centro do sistema educativo”.

Assim, frisou, se os estudantes “são o centro do sistema”, há que “levantar uma tenaz oposição aos obstáculos que impedem a sua progressão regular” e, neste capítulo, o insucesso escolar “é a principal contrariedade”.

Para o Secretário Regional da Educação e Cultura, foi tendo por “bússola” a denominada Agenda 2020, por sinal “muito exigente” em matéria de redução do insucesso escolar, que o Governo dos Açores construiu o ProSucesso – Açores pela Educação, programa integrado de promoção do sucesso escolar, cujo objetivo “verdadeiramente nobre” consiste no propósito de que “todos os alunos obtenham sucesso escolar”.

Este plano, “necessariamente de longo prazo”, referiu Avelino Meneses, é “um dos mais importantes desafios” para o futuro dos Açores, convocando ao envolvimento de toda a comunidade e não “apenas do Governo”.

A ação de formação 'RE…pensar o Ensino da Matemática: Dinâmicas de Promoção do Sucesso Escolar', que decorre em Vila Franca do Campo, em parceria com a Câmara Municipal, reúne docentes e técnicos de todas as ilhas dos Açores, com exceção do Corvo, sob a assessoria técnica de docentes das universidades de Lisboa e dos Açores.

Anexos:
2016.07.05-SREC-ProfDA.mp3

GaCS

Sem comentários: