terça-feira, 5 de julho de 2016

Biblioteca Pública de Angra do Heroísmo promove oficinas de verão

A Direção Regional da Cultura, através da Secção Infantojuvenil da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo, disponibiliza, até 28 de julho, diversas oficinas de verão para crianças e jovens dos 6 aos 15 anos.

Estas oficinas, que se realizam entre as 14h00 e as 16h00, obrigam a inscrição prévia e são orientadas pelas formadoras Nisa Cabral e Ana Janeiro do Couto, tendo como objetivo despertar os participantes para o potencial dos livros, apresentando propostas diversificadas que contribuam para a construção de um saber/ser e de um saber/fazer.

Assim, até 7 de julho, decorre uma oficina para crianças dos 6 aos 12 anos que tem como mote “Dizem que em cada coisa uma coisa oculta mora”, da autoria de Alberto Caeiro.

Nesta oficina são apresentadas experiências científicas simples e divertidas, recorrendo a materiais de uso quotidiano, enquanto atividades privilegiadas para despertar a curiosidade da criança em descobrir o porquê das coisas, estimulando-a a colocar questões, a testar possibilidades e a tirar conclusões.

“Muito ganha aquele que aprende quando perde”, de Miguel Ângelo, servirá de pretexto para a realização de vários jogos em torno da linguagem oral e escrita, bem como da expressão dramática, visando a aquisição de ferramentas que permitam aos participantes expor as suas ideias e melhorar o seu discurso, elevando-lhes a autoconfiança e a autoestima.

Esta oficina decorre entre 11 e 14 de julho e destina-se também a crianças dos 6 aos 12 anos.

Entre 18 e 21 de julho, ainda dirigida a crianças dos 6 aos 12 anos, realiza-se uma oficina que terá como mote “Quando for grande, quero ser brincador”, de Álvaro Magalhães.

Esta oficina é dedicada à construção de brinquedos originais e divertidos, partindo de embalagens e outros objetos que têm normalmente como destino o lixo, estimulando não só a criatividade de cada participante, mas também alertando para as consequências do desperdício, aprendendo, desta forma, a importância de reutilizar materiais recicláveis.

Por último, entre 25 e 28 de julho, realiza-se uma oficina dirigida a crianças e jovens dos 10 aos 15 anos, tendo como mote “Os números governam o mundo”, de Pitágoras.

Em casa, no trabalho, no supermercado, no desporto, em qualquer lado, a matemática está sempre presente, pelo que, através de jogos e atividades lúdicas, os participantes terão oportunidade de experimentar um olhar diferente sobre esta área do conhecimento.

Por outro lado, com a entrada em vigor do horário de verão, a 1 de julho, a Hora do Conto passa a decorrer às sextas-feiras, às 10h30 para o público escolar, sujeita a marcação prévia, e às 14h00, com entrada livre, para o público em geral.

A Direção Regional da Cultura informa que estes e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónicowww.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: