segunda-feira, 18 de julho de 2016

Equipas do Faial e do Pico vencem 1.º Campeonato Regional de Botes Baleeiros

As equipas do Faial, em vela, e do Pico, em remo, venceram o 1.º Campeonato Regional de Botes Baleeiros, que decorreu durante o fim de semana na ilha das Flores, numa organização do Clube Naval das Lajes, com o apoio do Governo dos Açores.

Na modalidade de vela participaram 11 embarcações, tendo-se sagrado vencedor o bote “Capelinhos”, da Junta de Freguesia do Capelo, no Faial, ficando em segundo lugar o bote “Senhora do Socorro”, da Junta de Freguesia do Salão, também do Faial, e em terceiro o bote “Maria Armanda”, do Clube Náutico das Lajes do Pico.

Na prova de remo, em que participaram seis embarcações, o vencedor foi o bote "Maria Armanda", do Clube Náutico das Lajes do Pico, seguido pelos botes “São Miguel”, do Clube Náutico de Santa Cruz das Ribeiras, do Pico, e ”São João”, do Clube Naval da Ilha Graciosa.

A realização do 1.º Campeonato Regional de Botes Baleeiros, integrado na programação sociocultural da 31.ª Festa do Emigrante e organizado pelo Clube Naval das Lajes das Flores, numa iniciativa promovida pela Secretaria Regional da Educação e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, inseriu-se nas políticas de difusão da memória coletiva da história da baleação e de consolidação da salvaguarda do património baleeiro navegável dos Açores.

A iniciativa, disputada em quatro regatas de vela e duas de remo, contou com cerca de uma centena de elementos, femininos e masculinos, das equipas de botes baleeiros de clubes navais, associações culturais e juntas de freguesia das ilhas de Santa Maria, Graciosa, São Jorge, Pico, Faial e Flores.

O 2.º Campeonato Regional de Botes Baleeiros vai decorrer, em 2017, em Santa Maria, cabendo ao clube naval local a organização da prova, a convite da Direção Regional da Cultura.



GaCS

Sem comentários: