sexta-feira, 22 de julho de 2016

Esclarecimento da Secretaria Regional da Saúde

A Secretaria Regional da Saúde, na sequência do comunicado da Comissão Política Regional do PSD/Açores sobre a obra de remodelação do Serviço de Urgência do Hospital do Divino Espírito Santo (HDES) e considerando que foram feitas acusações graves relativamente às motivações que levaram o Governo Regional a avançar com a obra, entende ser necessário esclarecer que:

1. A obra está prevista, desde o início da legislatura, na Carta Regional das Obras Públicas (CROP).

2. As obras de beneficiação e remodelação constantes da CROP foram transmitidas pelo Conselho de Administração do hospital e refletem as principais necessidades apontadas pelos profissionais da instituição.

3. Estão previstas na CROP a remodelação do recobro da Cirurgia Ambulatória e da área de Pequena Cirurgia (já realizada) e a empreitada de substituição do Sistema de Rede de Águas Quentes Sanitárias e melhoria do Sistema de Deteção e Combate a Incêndios, tendo já sido concluída a adaptação do 4.º piso nascente para a Unidade de Hemodinâmica.

4. O Conselho de Administração do HDES está a proceder à remodelação das enfermarias de forma gradual e de acordo com as possibilidades de encerramento parcial de cada uma delas, tendo já sido reformuladas três enfermarias de internamento, a unidade de cuidados intensivos e a unidade de intermédios.

É importante também destacar a reformulação de toda a área de laboratório para cumprir as exigentes normas de qualidade.

5. Os espaços do novo Serviço de Urgência foram decididos em reuniões entre os elementos deste serviço e a empresa projetista, sem que o Secretário Regional da Saúde estivesse presente em qualquer uma das reuniões, ou tenha interferido no processo.

6. As obras respeitam as "Recomendações dos espaços do serviço de urgência", da Direção Geral das Instalações e Equipamentos da Saúde, pelo que a decisão sobre a sua dimensão e, consequentemente, o valor da obra não foram uma decisão política.



GaCS

Sem comentários: