sexta-feira, 29 de julho de 2016

Governo dos Açores colabora com Câmara Municipal de Vila Franca para proteção costeira da avenida Vasco Silveira

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia destacou hoje, em Vila Franca do Campo, a importância da colaboração do Governo Regional com as autarquias para a realização de obras de proteção costeira, apontando o exemplo da obra de proteção marginal da avenida Vasco Silveira.

Fausto Brito e Abreu, que falava na cerimónia de assinatura do contrato ARAAL de colaboração do Governo dos Açores com a Câmara Municipal de Vila Franca do Campo para a execução desta empreitada, salientou que a obra vai proteger da força do mar “um emblemático troço da costa da ilha de São Miguel”.

O Secretário Regional frisou que os temporais que assolaram os Açores no final do ano passado “agudizaram essa necessidade”, causando galgamentos e infraescavação ao longo do paredão que sustenta um troço daquela avenida.

“É necessário existir um equilíbrio entre proteger a orla costeira e não danificar a paisagem, que é um dos principais patrimónios das nossas ilhas”, afirmou, acrescentando, nesse sentido, que o projeto de proteção costeira para a avenida Vasco Silveira, agora apresentado, “consegue esse equilíbrio”.

“Temos de apostar numa proteção eficaz que não descaraterize as zonas costeiras das nossas ilhas que são um ativo em si próprio, parte da nossa herança comum e um ativo económico que tem de ser salvaguardado”, sustentou.

Brito e Abreu frisou ainda que “vivemos num século em que iremos enfrentar alterações climáticas”, sublinhando que “as regiões insulares estão particularmente vulneráveis”, sendo, por isso, necessários esforços conjuntos para prevenir o impacto de fenómenos que vão afetar com mais frequência.

No âmbito desta obra será construído um talude de enrocamento com o objetivo de garantir a dissipação das ondas, mitigando, desta forma, futuros galgamentos.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: