segunda-feira, 18 de julho de 2016

Governo dos Açores investe 106 mil euros na consolidação costeira e portuária em São Lourenço, na ilha de Santa Maria

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia afirmou hoje que a obra de consolidação costeira do portinho de São Lourenço, na ilha de Santa Maria, “está concluída, faltando apenas o reforço da proteção do extradorso, que será efetuado logo que haja pedra disponível na ilha para o efeito”. 

Fausto Brito e Abreu, que falava durante uma visita ao local, salientou que esta empreitada, num investimento de 106 mil euros, permitirá “a melhoria das condições de operacionalidade e segurança” aos utilizadores daquele portinho, que apresentava “algumas fragilidades resultantes das intempéries verificadas ao longo dos anos, nomeadamente ao nível da rampa de varagem, escadas de acesso e muros de proteção”.

Brito e Abreu mostrou-se satisfeito com a execução da obra, que abrangeu uma área aproximada de 450 m2, incluindo o reforço do prisma de proteção existente e a reabilitação e requalificação da zona envolvente ao portinho, acrescentando que “remata a obra de grande envergadura feita pelo Governo dos Açores, anteriormente executada, que protegeu toda a faixa costeira de São Lourenço”.

No âmbito desta obra, procedeu-se à demolição do troço inicial do antigo muro de proteção, que foi arrancado pela força do mar, e à construção de um novo muro em toda a extensão, ladeando o prisma de proteção, no limite da plataforma.

“Serão colocados blocos de pedra de basalto, subindo-se a cota do prisma de proteção, o que vai garantir uma proteção mais eficiente da plataforma do portinho, minimizando o risco de galgamento”, disse o Secretário Regional.

Brito e Abreu anunciou ainda que o Governo dos Açores vai proceder à recuperação da piscina de São Lourenço, uma intervenção prevista para ter início após a época balnear deste ano, adiantando que “esta obra terá um custo de cerca de 45 mil euros, tendo um prazo estimado de 45 dias”.

A intervenção no Porto de São Lourenço foi um compromisso assumido pelo Governo dos Açores.



GaCS

Sem comentários: