sexta-feira, 29 de julho de 2016

Governo dos Açores promove redução do preço do gasóleo para a pesca artesanal

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia anunciou hoje, em Vila Franca do Campo, que, a partir de 1 de agosto, o preço do gasóleo para a frota de pesca artesanal será equiparado ao da frota cabinada, o que representa uma descida de cerca de 10 cêntimos por litro.

Fausto Brito e Abreu frisou que esta medida vai beneficiar cerca de 350 embarcações, o que representa mais de metade da frota de pesca açoriana.

“Este apoio às pescas surge na sequência das dificuldades que muitos armadores estão sentir neste momento”, afirmou o Secretário Regional, acrescentando que terá “um impacto direto no rendimento dos pescadores”.

Brito e Abreu salientou ainda que “este apoio é concedido pelo Governo dos Açores aos armadores da frota artesanal de modo a reduzirem os custos associados à sua atividade da pesca”, frisando que a forma como o novo apoio é concedido vem “desburocratizar o apoio que antigamente existia, sendo agora reposto com melhorias”.

“Os armadores passam a pagar o combustível já com a redução de 10 cêntimos por litro”, afirmou, sustentando que este procedimento representa “uma forma mais justa de apoiar os armadores e os pescadores” .

No passado, um armador podia contabilizar como despesa a dividir por todos os elementos da companha o montante correspondente ao preço do combustível pago na bomba, mas, quando recebia o apoio da Direção Regional das Pescas, por vezes, podia não o distribuir pelos mesmos companheiros ou até retê-lo na íntegra.

No documento estratégico apresentado pelo Grupo de Trabalho para a Reestruturação das Pescas dos Açores, nomeado pelo Presidente do Governo Regional, estava identificado como objetivo específico a uniformização dos preços dos combustíveis para o praticado à frota cabinada.

Anexos:
2016.07.29-SRMCT-UniformizacaoCombustiveisPescas.mp3

GaCS

Sem comentários: