terça-feira, 5 de julho de 2016

Governo dos Açores reforça intervenção em matéria de Educação Parental

A Secretaria Regional da Solidariedade Social, através do Instituto de Segurança Social dos Açores, em parceria com o Centro Social e Paroquial Nossa Senhora da Oliveira, promove durante o mês de julho a formação de mais 63 técnicos, habilitando-os para trabalhar na área da Educação Parental.

“A formação pretende desenvolver as competências de comunicação emocional dos pais e cuidadores que procuram a construção de uma relação com os seus filhos, de forma a contribuir positivamente para os laços entre progenitores e crianças e a aumentar a concordância das crianças relativamente aos pedidos dos pais”, afirmou Andreia Cardoso, na abertura do ciclo de formação para dinamizadores de Educação Parental, que decorreu hoje em Ponta Delgada.

O Executivo Regional, através de um protocolo com a NORMA AÇORES e a Faculdade de Ciências de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, disponibiliza esta formação em São Miguel, até quarta-feira, na Terceira, nos dias 7, 8 e 9, e nas ilhas do Faial e Pico, nos dias 11, 12 e 13 de julho.

A iniciativa, dirigida a assistentes sociais, educadores sociais, educadores de infância, professores e psicólogos, entre outros técnicos da área social e educacional, visa dotar os profissionais com competências para trabalhar no programa 'Mais Família Mais Jovem', um projeto no âmbito da Educação Parental que é dirigido a figuras parentais e a cuidadores de crianças e jovens dos 9 aos 18 anos.

“Através da Educação Parental, queremos que os pais nos Açores tenham acesso a formação de qualidade que os possa apoiar e encorajar ao longo das várias etapas da parentalidade”, frisou a Secretária Regional.

A intervenção familiar em matéria de educação parental foi implementada em S. Miguel em 2011 e alargada à Terceira e Faial em 2013, até agora dirigida a figuras parentais e cuidadores de crianças e jovens com idades compreendidas entre os 2 e os 13 anos, através dos programas 'Mais Família Mais Criança' (crianças dos 2 aos 8 anos) e 'Em Busca do Tesouro das Famílias' (crianças e jovens dos 6 aos 13 anos).

Em janeiro e julho de 2017 está previsto o reforço da formação de técnicos nos três programas, promovendo, desta forma, uma intervenção cada vez mais qualificada em prol da parentalidade positiva, bem como o envolvimento e responsabilização das famílias.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: