quarta-feira, 27 de julho de 2016

Governo dos Açores renova Carta Europeia de Turismo Sustentável das Terras do Priolo

A Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, através da Direção Regional do Ambiente, vai renovar a candidatura ao galardão da Carta Europeia de Turismo Sustentável para as Terras do Priolo (CETS), nos concelhos do Nordeste e Povoação, em S. Miguel.

Este processo de renovação, que foi iniciado em maio e fica concluído até ao final deste ano, promove a participação da população e de múltiplas entidades dos dois concelhos, assim como de todos os parceiros do projeto.

Nesse sentido e também no âmbito das comemorações do Dia Nacional da Conservação da Natureza, será promovida quinta-feira, 28 de julho, pelas 11h00, uma ação de sensibilização para a importância das questões ambientais, nomeadamente para a necessidade da conservação da natureza e para a sustentabilidade dos recursos biológicos.

Esta iniciativa, aberta a todos os interessados, vai decorrer no Centro Ambiental do Priolo, no Parque Florestal Cancela do Cinzeiro, no Nordeste, onde a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) inaugura também uma nova exposição permanente.

A candidatura das Terras do Priolo ao galardão da Carta Europeia de Turismo Sustentável em Áreas Protegidas, apresentada pelo Governo dos Açores, foi aprovada em outubro de 2012 pelo empenho no desenvolvimento de um turismo sustentável e na conservação dos seus valores naturais únicos, promovidos no âmbito do projeto LIFE Laurissilva Sustentável e do Plano de Ordenamento da Bacia Hidrográfica da Lagoa das Furnas.

A CETS é uma ferramenta desenhada, avaliada e certificada pela Federação EUROPARC, que defende um turismo que concilie e integre os aspetos ambientais, culturais e sociais com o desenvolvimento económico nas áreas protegidas.

A Carta Europeia de Turismo Sustentável nas Terras do Priolo tem como parceiros as direções regionais do Ambiente, dos Recursos Florestais e do Turismo, a Câmara Municipal de Nordeste, a SPEA, a ASDEPR - Associação para o Desenvolvimento e Promoção Rural, o OMIC- Observatório Microbiano dos Açores e o Geoparque Açores.

Os interessados podem, para mais informações e contributos sobre a participação neste processo, consultar o endereço eletrónico http://www.azores.gov.pt/GRA/srrn-cets.



GaCS

Sem comentários: