terça-feira, 26 de julho de 2016

Presidente do Governo anuncia programa para dar formação e apoiar cuidadores informais

O Presidente do Governo dos Açores anunciou hoje a criação de um programa destinado a dar formação aos cuidadores informais, que será ministrado por especialistas em diversas áreas e que tem também o objetivo de “ajudar quem ajuda” pessoas dependentes.

“Vamos, nos próximos tempos, dar início a um programa de formação para cuidadores informais, que arrancará, numa primeira fase, nas ilhas de São Miguel, Terceira, Faial e Pico, composto por vários módulos a ministrar por especialistas em cada uma das áreas, como enfermeiros de reabilitação, assistentes sociais e psicólogos, entre outros”, adiantou Vasco Cordeiro.

O Presidente do Governo falava na apresentação do projeto de construção do Centro Intergeracional dos Arrifes, na ilha de São Miguel, um investimento de cerca de 2,5 milhões de euros, composto pelas valências de Centro de Dia, Centro de Noite e Centro de Atividades de Tempos Livres, cada uma com capacidade para 30 utentes.

Para a sua concretização, que resulta de uma parceria com a Casa do Povo dos Arrifes, no concelho de Ponta Delgada, foi hoje foi publicado o anúncio para escolher a empresa que vai construir este Centro Intergeracional.

Na sua intervenção, Vasco Cordeiro adiantou, ainda, que o programa de formação vai ser, até final do ano, alargado aos colaboradores das instituições que trabalham nos Serviços de Apoio Domiciliário, as quais, sem quaisquer encargos, ficarão, assim, dotadas de recursos humanos melhor habilitados para o cumprimento da sua função.

“Queremos ajudar aqueles que ajudam para que, aqueles que ajudam, possam ajudar cada vez melhor”, assegurou o Presidente do Governo, ao salientar a aposta do Executivo Regional em infraestruturas dirigidas à infância e juventude e à terceira idade, as quais contribuem para o reforço da coesão intergeracional nos Açores.

“Podemos referir, a título de exemplo, que, desde o final de 2012, quando se iniciou esta legislatura, já disponibilizamos 14 infraestruturas dirigidas especificamente às crianças, em ilhas como São Miguel, Santa Maria, Terceira, Graciosa, Faial, Pico ou São Jorge, num investimento público que ascendeu a perto de 14 milhões de euros”, destacou.

Vasco Cordeiro acrescentou que, atualmente, estão a decorrer obras de construção ou de requalificação em cinco creches e dois jardins-de-infância em São Miguel, Faial e Corvo, num investimento total de cerca de 6,5 milhões de euros, e que, em breve, arrancará a construção da primeira fase do Centro Intergeracional de Ponta Garça, em Vila Franca do Campo.

No Dia dos Avós, o Presidente do Governo sublinhou, por outro lado, que o Centro Intergeracional dos Arrifes vai permitir criar condições para que “os mais novos possam usufruir do contacto e dos ensinamentos daqueles que estão numa fase mais adiantada da sua vida”.

“Dessa forma, também cumprimos o objetivo de reforçar a coesão intergeracional na nossa Região”, frisou Vasco Cordeiro.

Anexos:
2016.07.26-PGR-CentroArrifes.mp3

GaCS

Sem comentários: